Mensagens populares

domingo, maio 31, 2009

Diário de Campanha - Europeias 2009

Meus amigos!!
Tentarei, fazer, a partir daqui o meu diário de campanha sobre estas eleições Europeias 09.
Conto trazer aqui informações, opiniões e críticas sobre mais este acto eleitoral a que os portugueses são chamados!!
Começo por aqui deixar uma ligação até à Comissão Nacional de Eleições, pois é o local por excelência, onde dúvidas eleitorais podem ser esclarecidas.
Aproveitando este ensejo, deixo aqui também um sítio da rede do Parlamento Europeu com outras informações adicionais sobre estas mesmas eleições.

quinta-feira, maio 28, 2009

Debate sobre Cultura e Turismo

Abram o champanhe

Chego a dizer que nem a derrota hoje do Manchester United frente ao Barcelona na Liga dos Campeões me satisfez tanto, quanto esta notícia.
Era bom que de uma vez por todas, os políticos portugueses começassem a ter um pouco mais de decoro e de noção da realidade que os envolve, ou seja de um país que olha para eles cada vez mais com desdém e insatisfação, por vezes, mesmo com indiferença, face às constantes obscenidades que efectuam, à revelia do vetusto conceito de "interesse nacional".

segunda-feira, maio 25, 2009

Évora desaparecida - 2

Aspecto da terraplanagem sobre o extinto convento do Salvador do Mundo, de que apenas resta (praticamente) a sua igreja, sendo este espaço aproveitado nesta altura para a construção de um edifício dos CTT. Imagem de 1929.

terça-feira, maio 12, 2009

Évora desaparecida

Extinto convento de Stª. Mónica em Évora nos alvores do século XX. Actualmente localiza-se aí o edifício da universidade de Évora, designado por Santo Agostinho.

segunda-feira, maio 11, 2009

Pontapés no Português

Depois de ter visto este cartaz num café onde costumo ir diairiamente na minha pausa da manhã, fiquei a pensar seriamente se ainda falamos e escrevemos em língua portuguesa ou se também já sucumbimos ao inglês ou a outra qualquer língua que não a nossa? Ou é isto ou então eis os prolíficos resultados do Programa Novas Oportunidades... sinais dos tempos...ou será da mediocridade?

Primórdios Tauromáquicos

Recentemente ao ler «Documentos Históricos da Cidade de Évora», da autoria do célebre historiador eborense, Gabriel Pereira,de 1885, encontrei esta interessante passagem, numa alusão indirecta à ancestralidade da festa brava no nosso Portugal: «Estando um dia elrei vendo correr touros em Evora no terreiro dos paços, estava uma tranqueira mal concertada e com muita gente nella: e um touro muito bravo quiz sair por ella e a gente toda fugiu. Ficou sómente um homem que estava detraz dos outros embuçado com uma capa e um sombreiro: o qual levou da capa e da espada, e só às cutiladas muito valentemente defendeu a passagem ao touro e o fez tornar atraz...». Este excerto que aqui trouxe e foi registado por Gabriel Pereira, reporta-se aos inícios do séc. XVI. Numa época em que alguma opinião pública elevou a questão das touradas em Portugal e da sua legitimidade à ordem do dia, é interessante saber que estas mesmas têm em Portugal, pelo menos 5 séculos de história!
Com este facto, estou tentado a colocar a história e a tradição dum país em dois patamares diferentes: aqueles que, tendo uma história curta e recente, exploram todo e qualquer recanto patriótico e cultural que possam aduzir ao seu ainda limitado manual histórico e, depois os outros que, tendo uma longa tradição histórico-cultural, preferem desbaratá-la, como se tivessem vergonha das suas ancestrais origens....
Sem querer misturar as coisas e somar polémicas para a discussão, relembro que ter vergonha dos nossos políticos e do grau de desenvolvimento ecónomico-social do país não é incompatível com acarinhar as nossas tradições culturais, evidenciando assim, a nossa individualidade e riqueza etnossociológica.

Queima das Fitas 2009 - Évora

domingo, maio 03, 2009

Ainda há Esperança?

«Portugal é um país extraordinário. Uma das coisas mais impressionantes é a sua capacidade de sobreviver e até ter sucessos excelentes apesar dos disparates das elites». João César das Neves