Mensagens populares

sexta-feira, abril 30, 2010

Por uma réstia de dignidade a Inês de Medeiros

Por entender que Inês de Medeiros, após as recentes e escandalosas polémicas em torno das subvenções que recebe da AR para efectuar as suas viagens semanais até Paris, sua cidade de residência,  ainda pode ter uma saída airosa e minimamente digna, assino a petição: Pela renúncia de Inês de Medeiros do cargo de deputada  , entendendo que enquanto cidadão, lhe dou uma indicação sobre o que acho que é a sua saída para uma situação embaraçosa, mas por si criada. A ela competirá tirar as devidas ilações sobre a exploração e quantidade de notícias que esta matéria mereceu por parte dos órgãos de comunicação social e dos já cerca de 8690 assinantes da citada petição (à data que escrevo este artigo). Os políticos são eleitos pelo povo e é ele quem devem ouvir, respeitar e defender, pois a política deveria er vista como uma arte de entrega à causa do serviço público e não como uma forma de obtenção de lucros, proveitos próprios e deferências  e solenidades sumptuárias, neste caso desfasadas dum país pobre e sem rumo. Se resta um pingo de honra a Inês de Medeiros que concorreu, para que todos saibam, a deputada à AR pelo círculo eleitoral de Lisboa , esta deveria sair pelo seu próprio pé, evitando mais embaraços ao Partido Socialista em especial, mas à classe política em geral. Num momento em que Portugal atravessa um dos seus piores momentos pós 25 de Abril, sob a batuta dum PS que pede sacrifícios à população portuguesa, ainda temos que assistir ao desplante de, no meio de tanto infortúnio, sacrifício e descrença pagar viagens a uma deputada portuguesa que, se gostasse tanto do seu país, era cá que estaria a defendê-lo, não vivendo a 1815kms de distância...os líderes, tal como os comandantes das suas tropas são os primeiros a dar o exemplo e são quem vai à frente do pelotão, assim como os capitães dos navios são sempre os últimos a abandoná-lo...mas actos desta bravura e verticalidade são uma epifânia em Portugal!! Mas depois todos ficam revoltados, incrédulos e indignados com o facto dos portugueses votarem em Salazar como o melhor português...talvez a arrogância e petulância de Inês de Medeiros bem evidenciada nesta breve expressão «Eu é que não as pago.» , ajude a compreender este tipo de considerações de valor!!

quinta-feira, abril 29, 2010

Biblioteca de Arqueologia - boas novas

Recentemente saiu a notícia que o acervo da biblioteca de arqueologia do extinto IPA - Instituto Português de Arqueologia, criado em parte, pela  boa vontade do Instituto Arqueológico Alemão mas em regime de comodato ao Estado Português, ficaria novamente disponível ao público em geral a partir de 29 de Abril, a funcionar no 2º piso da ala norte do Palácio da Ajuda.
Esta é quiçá a mais importante colecção bibliográfica arqueológica existente em Portugal, com cerca de 55.000 títulos, herdados das colecções do extinto IPA e do IAA, também ele extinto em Portugal, no ano de 1999. A indisponibilidade deste acervo em muito prejudicava todo o labor de  investigadores nacionais e estrangeiros que se dedicavam ao estudo de sítios arqueológicos nacionais e da arqueologia nacional em geral.
Esperemos que esta não seja mais uma medida avulsa e estemporânea, muito vulgar no mundo da Arqueologia Institucional em Portugal, mas sim um procedimento definitivo e abrangente... Não me resta mais do que dizer, boas novas estas!!

"Tesouros da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra" - o livro

sábado, abril 17, 2010

Programa das Festas de Abril - Estremoz

Programa das Festas de Abril - Beja

Alentejo 2015 - "Trabalho e Empregabilidade"

Hoje, dia 17, terá lugar no auditório do FEA - Fórum Eugénio de Almeida, pelas 16h.00, uma nova conferência organizada pela associação Alentejo 2015, cujo tema será "Trabalho e Empregabilidade- novos temas, novas exigências" e que contará com os seguintes interlocutores; Luís Paes Antunes, ex-secretário de Estado do Trabalho e Arnaldo Frade, sub-delegado regional do IEFP do Alentejo. Este debate será ainda mediado pelo presidente da Direcção da associação Alentejo 2015, Carlos Sezões.
Esta é mais uma oportuna iniciativa, completada por um rico elenco, organizada numa região onde a temática muito deve interessar. Pela conjuntura e pela região onde o debate se irá realizar, parece-me sinceramente uma área de extraordinário interesse e mobilização. A Não Faltar!!!


Pequeno arrufo de amigos na AR



Ainda que tenha sido um diálogo tipo conversa de café, que tenha suscitado alguma celeuma entre dois parlamentares, falamos do líder do BE e do actual 1º Ministro!! Cada vez mais parece que o avançar da idade tem efectivamente pontos de contacto com atitudes da nossa infância...neste vídeo parece assistirmos a uma discussão numa creche entre dois miúdos a discutirem por causa dum boneco...Só faltou levantarem-se e puxarem os cabelos um do outro!! Ainda tenho essa esperança, já que os nossos políticos, sobretudo a casta que herdámos da linda democracia proporcionada por Mário Soares, tem-nos habituado a mimos pouco comuns para quem se diz arauto do povo!!

Saudades da Comporta - II

Posted by Picasa

Saudades da Comporta...


e do tempo ideal para a visitar!
Posted by Picasa

quinta-feira, abril 08, 2010

Cidinha você não quer dar uma saltada em S. Bento?

Amnaia - um sítio a visitar

Recebi uma mensagem com esta ligação e, enquanto aficionado pelo património cultural e, pela arqueologia em concreto não pude deixar de me congratular com o mesmo, por isso aqui coloco este pequeno e singelo, mas deveras interessante vídeo sobre a Fundação Cidade da Amnaia.
E já agora, a visita ao local é um dia garantido de animação e de engrandecimento pessoal! Vale a pena...

domingo, abril 04, 2010

Petição para o direito à informação sobre vedantes de vinho

Está a circular pela rede uma petição que quer exigir o direito aos consumidores de tomarem conhecimento e, assim decidirem que vedantes são usados nas garrafas de vinho que seleccionam.
No intróito dessa mesma petição são enaltecidas as claras vantagens da opção pela cortiça, nomeadamente no que concerne à preservação do meio ambiente. Para os indeflectíveis adeptos da rolha de cortiça que queiram ver estas exigências satisfeitas, aqui vos deixo com a ligação para a petição denominada de Ecological Cork.

Passos Coelho assusta Associações de Famílias Portuguesas

Para o PS não podia haver pior notícia que a recente DECLARAÇÃO DO CONSELHO DIRECTIVO
DA UNIÃO DAS FAMÍLIAS PORTUGUESAS, onde é realçado o posicionamento da nova direcção do PSD. Não bastaria o PS ser o mais pioneiro(ou radical) e vanguardista no que toca a valores sociais e de família, agora arranjou um siamês, pronto a fazer-lhe sombra e, neste registo a presumir-se um feroz acto canibalista entre estas duas forças partidárias. Afinal, lutam ambas para o mesmo espaço político-partidário. Se todos nós sabíamos de antemão que nesta Europa Ocidental onde há Social Democracia, não há Socialistas e vice-versa(basta ver o exemplo alemão onde a oposição de Esquerda da CDU, democrata-cristã é o SPD, social-democrata), ficamos a saber agora que os objectivos de Passos Coelho são bastante ambiciosos, ou seja, o esvaziamento do PS, tornando o PSD no grande partido de centro-esquerda de Portugal. Admito que apesar de ser um patamar audaz, pressupõe uma leitura correcta do enquadramento político-ideológico do eleitorado português, com cerca de 60% do capital absoluto de votantes. Sim, Passos Coelho, sabe que caminhando nesta época pelos trilhos da Direita, poucos dividendos traria à causa, acrescida  de dificuldades, após as suas derrotas aquando do referendo para a despenalização do aborto e da votação na AR sobre os casamentos entre casais do mesmo sexo. Como consequência, Passos Coelho irá dar gratuitamente algum eleitorado mais conservador ao CDS-PP e irá tentar recuperar essa perda com uma forte aposta no eleitorado PS, e quiçá até mesmo BE. A luta entre estas três forças partidárias doravante irá trazer amargos de boca a alguma delas, mas a qual delas, isso só o tempo o dirá!! Uma coisa parece indiscutível, a estratégia de PSD, PS e BE vai passar a ter um crivo bem mais depurado, pois qualquer erro, por mais pequeno que ele seja, dará votos aos adversários directos, pondo, no limite a sobrevivência de uma delas em causa...

sábado, abril 03, 2010

MNA - Polémica dá azo a petição

Neste sítio podem ter acesso a uma petição que visa restabelecer, na óptica da comunidade arqueológica nacional e do próprio GAMNA, a dignidade e o bom nome do Museu Nacional de Arqueologia, na eminência de ser transferido de instalações, para um local sem garantias técnicas de salvaguarda e valorização correctas do seu acervo patrimonial, bem como sem outras condições logísticas e espaciais para alojar este tipo de instituição! Não posso deixar de lamentar o ponto de clivagem a que esta situação chegou entre a comunidade arqueológica e o Governo de Portugal nos seus últimos executivos, no que toca à indiferença e desprezo pela Cultura Portuguesa, culminando com as recentes afirmações da Ministra da tutela, Gabriela Canavilhas, respeitante ao tema em epígrafe. Tenho esperança que o bom senso possa reinar entre todos, e permita uma solução aceitável entre ambas as partes, mas sobretudo mantendo a dignidade e valorização do espólio arqueológico residente no MNA, bem como de dotar o mesmo de condições condignas e modernas para quem o queira visitar. Afinal, Cultura pode criar riqueza e desenvolvimento económico num país, como alguém com responsabilidades na área o afirmou recentemente!!

Director do MNA em entrevista