Mensagens populares

domingo, junho 29, 2014

Atento ao Observador

Pois é meus amigos, parce que temos um novo jornal (exclusivamente em versão electrónica) que veio para ficar entre o panorama jornalístico nacional. Chama-se ele Observador, nasceu em Maio passado e assume-se como um novo jornal do século XXI. Tem um estatuto editorial que me convence na integra e por tudo isto, aliado a uma imagem acessível e grafismo apelativo, serei nos próximos tempos seu leitor assíduo. 

Deixo aqui um excerto do seu estatuto editorial -

 «O Observador é um jornal diário online, independente e livre.
O Observador procura a verdade e subordina-se aos factos. Nunca nos deixaremos condicionar por interesses partidários e económicos ou por qualquer lógica de grupo. Somos responsáveis apenas perante os nossos leitores.
O Observador não perfilha qualquer programa político mas tem um olhar sobre o país e sobre o mundo.
O Observador assume os princípios fundadores da Civilização Ocidental, derivados da antiguidade greco-romana do Cristianismo e do Iluminismo.
O Observador orienta-se pelo princípio da dignidade da pessoa humana e pelos valores da democracia, da liberdade e do pluralismo.
O Observador vê com ceticismo as utopias dirigistas e prefere as mudanças graduais, susceptíveis de teste e de correcção.
O Observador coloca a liberdade no centro das suas preocupações e defende uma sociedade aberta, com instituições respeitadoras da lei e dos direitos individuais. Acreditamos que o desenvolvimento harmonioso tem de ser inclusivo e não deixar ninguém para trás.
O Observador quer contribuir para uma opinião pública informada e interveniente. Valoriza a controvérsia e a discussão franca e descomplexada...» [para consulta integral do estatuto, clique aqui]