Mensagens populares

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Discutindo Alqueva em Reguengos de Monsaraz



À entrada para o evento, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Alocução do presidente da EDIA, Dr. Henrique Troncho.

O anfitrião do evento e presidente do Fórum Alentejo 2015, Dr. Carlos Sezões, rodeado do Professor António Pinheiro da Universidade de Évora, do Dr. José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz e do Dr. Henrique Troncho, presidente da EDIA. 

Prelecção do Dr. Jorge Ponce de Leão, director-geral do Parque Alqueva/Roncão d´el Rei.


No passado dia 12, Reguengos de Monsaraz, por intermédio de um excelente elenco de conferencistas, teve oportunidade de discutir e aclarar as perspectivas de desenvolvimento local, impulsionado pelo grande projecto em torno de Alqueva, orçado em cerca de 2.4 mil milhões de euros, o maior investimento público do Alentejo.
As  "honras da casa" foram feitas pelo presidente do fórum organizador, a Associação Alentejo 2015, Dr. Carlos Sezões que abrindo o debate, fez também uma introdução e enquadramento ao tema intitulado «Alqueva: os próximos 10 anos». O mesmo contou com as respeitáveis e enriquecedoras presenças do presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Dr. José Calixto, do professor da Universidade de Évora, Prof. Dr. António Cipriano Pinheiro, do presidente da EDIA, Dr. Henrique Troncho e do director-geral do Parque Alqueva/Roncão d´el Rei, dr. José Ponce de Leão. 
Em resumo, o presidente da CMRM fez uma excelente e oportuna resenha histórica do desenvolvimento local do concelho e das suas principais actividades económicas, bem como da sangria populacional provocada pelo exôdo rural a partirda 2ª metade do século XX, factor este que aguçou o engenho para modelos alternativos de desenvolvimento local sustentável, onde se enquadraria justamente o projecto Alqueva. De seguida a plateia ouviu a empolgante apresentação do Dr. José Ponde de Leão, dando a conhecer em pormenor e todo o seu esplendor o projecto do Roncão d´el Rei, enaltecendo inclusivamente o papel crucial de parceria que a autarquia local teve na viabilidade e celeridade do projecto.
Houve tempo ainda para se falar de agricultura, pela acutilante, objectiva e concisa intervenção do professor António Pinheiro que falou do panorama da agricultura nacional, das suas vicissitudes, das potencialidades que a mesma tem e que deveriam constar de um Plano Agrícola Nacional, ainda hoje inexistente, da vertente agrícola para Alqueva e das suas culturas economicamente mais rentáveis, com especial ênfase para as culturas energéticas. 
Para o final ficou a alocução do Dr. Henrique Troncho, presidente da EDIA, entidade responsável pela execução e materialização do projecto Alqueva, dando um pouco conta aos presentes do grau de evolução das obras e até mesmo de antecipação de alguns prazos, sintoma da dinâmica e coordenação presentes na equipa da EDIA e seus parceiros, na tentativa de optimizar os recursos disponíveis e antecipar os seus serviços quanto antes. Estimou a finalização deste grandioso projecto para 2013.
Em suma, julgo que quem teve oportunidade de assistir a esta iniciativa, ficou mais esclarecido sobre as potencialidades de Alqueva e das prioridades de quem o norteia. Afinal, se não soubermos para onde vamos, o vento joga sempre contra nós!!  

Sem comentários:

Enviar um comentário