Mensagens populares

terça-feira, agosto 02, 2005

Aleluia!! Os sobreiros agradecem. 2ª Parte

O que eu não disse no comentário atrás é a proveniência das técnicas e produtos que visam combater as enfermidades que assolam o nosso montado! Pois é, meu amigos, nem posso dizer, pasmem-se!! Acho que já daríamos isto como adquirido!
Tanto a investigação decorrente da procura das verdadeiras enfermidades do sobreiro, como também de produtos e técnicas que, ou combatam ou minimizem a sua gravidade, foi realizada pelos "Nuestros Hermanos". Só podia, dir-me-iam vocês. Quem tem desenvolvido um notável trabalho neste campo, têm sido os investigadores da Universidade de Córdova. A todos eles nota Máxima pelo seu empenho, rigor e, sobretudo aposta numa área que a nós, ibéricos, nos diz muito. Por outras palavras, parabéns por terem apostado e bem!! Pelo outro lado, à Universidade de Évora e Universidade do Algarve, nota ZERO.
Como é possível duas universidades localizadas na maior região de concentração de sobro do Mundo, não rentabilizarem licenciaturas próximas desta problemática e promoveram uma insistente investigação com resultados práticos e de usufruição pela comunidade local?? No caso concreto da Universidade de Évora, sobretudo das Áreas Departamentais das Ciências Agrárias e Ciências da Natureza e Ambiente, aqui se vê a investigação que se faz nesta instituição PÚBLICA, na proximidade que a mesma tem com os agentes locais e o seu grau de participação na resolução de problemáticas regionais!! Ainda dizem que estas trabalham para o bem público!! Quem acredita ainda nisto!! trabalham os investigadores para caprichos pessoais seus, na maioria dissociados das reais necessidades da nossa região!!
INVESTIGAÇÃO na UNIVERSIDADE DE ÉVORA - ZERO
SERIEDADE dos INVESTIGADORES da UÉ - Duvidosa em muitos casos, noutros nem comento!!
INTERESSE da INVESTIGAÇÃO da UÉ para a REGIÃO ALENTEJANA e para as suas PRINCIPAIS ACTIVIDADES ECONÓMICAS - Quase nula
Por aqui vimos o que o nosso país pode avançar, enquanto corporações e interesses particulares ditarem as prioridades de Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário