Mensagens populares

quinta-feira, novembro 09, 2006

PSD Évora - Cultura e Património

Como esta área me é particularmente cara e diz respeito e, por sentir que o executivo da CME nada tem feito de relevante para o acréscimo desta vertente no concelho, venho questionar o exmo. sr. Dr. António Dieb enquanto vereador(sem pelouro, bem sei) eleito pelo PSD, sobre que tem feito sobre esta problemática, já que, na campanha eleitoral das autárquicas de 2005 se mostrou sensível ao tema?

Pergunto isto por ter presente que no seu programa eleitoral, apresentou as seguintes ideias/propostas:

*criação de condições para a construção da nova Biblioteca Pública e Biblioteca Municipal, com abertura até às 24 horas; ampliação e diversificação da oferta de equipamentos culturais, artísticos e juvenis para além do teatro Garcia de Resende;

*Incentivo a jovens e seniores através de prémios distintivos na literatura, investigação histórica, iniciativa empresarial, criatividade e inovação, arqueologia, artes , jornalismo, ambiente;

*Valorização do património etnográfico através de pequenos museus temáticos a apoiar e implementar;

*Revisão e reforço de sinalização turística no Centro Histórico e criação de circuitos integrados no concelho;

* Criação de condições à diversão urbana em parque moderno a construir;

*Requalificação do jardim público de Évora;

NOTA: Não estão aqui incluídas todas as suas medidas preconizadas no programa eleitoral, por algumas delas não sentir pessoalmente que se revistam de importância para a cidade e concelho, outras por já ter constatado que se encontram realizadas ou em execução. Faça-se justiça.

Atenciosamente,

Frederico Carvalho

(Um cidadão do concelho)

4 comentários:

  1. Peço desculpa por vir "responder" a um comentário (e não ao post inicial), mas não podia ficar indiferente ao que acabo de ler.
    Caro Miguel, devo começar por dizer que em termos de legislação não sei até que ponto os cidadãos podem intervir no espaço físico da cidade (ou outro qualquer espaço público), mas com um pouco de bom senso depreendo que não seja sem mais nem menos que agora toda a gente começa a colocar sinalização (seja ela de que tipo fôr) em determinado sítio; depois também não me parecia sensato se todos os eborenses descontentes "agarrassem em enxadas" e fossem cuidar de canteiros no Jardim Público.
    Se quisermos falar de anarquia é diferente, mas como não é esse o caso tem de haver respeito pelas normas (nem que sejam as sociais e de boa-educação).
    É óbvio que não considero positivo que sejamos cidadãos passivos, que cruzam os braços perante a inércia das entidades, mas também considero mais correcto recorrer aos meios intelectuais (penso que posso considerá-los desta forma) do que iniciar uma reforma pelas próprias mãos, num espaço que é de todos (não só eborenses, mas da humanidade - lembremo-nos), como se não houvesse entidades com capacidade (e dever, creio) de zelar pelo mesmo.
    Como tal não considero que "a culpa do actual "estado das coisas" é da oposição" (como dizia), já que essa mesma oposição a que se refere tenta não deixar cair no esquecimento aquilo que vai menos bem, recorrendo aos meios mais adequados. Mas também é certo que em Portugal (infelizmente) ainda vemos muitas vezes os culpados sairem ilesos e os demais ficarem "com a fama", mas isso já é outra questão...

    ResponderEliminar
  2. Caro Miguel não entendi o porquê do CDS-PP? Não estou aqui a defender qualquer sensibilidade política,a não ser a minha consciência e as minhas sensibilidades pessoais que, no caso vão de encontro à temática(ou problemática, como queiras)do Património e Cultura. E pergunto ao dr. António Dieb por ser uma pessoa que, pelo que conheço tem dinâmica e seriedade dentro da polítia o que me agrada particularmnente. Coloco-lhe a questão porque se apresentou a eleições, salvaguardando estes aspectos, sendo que depois foi eleito vereador. Nem preciso de dissertar sobre as inúmeras possibilidades que se abrem sobre um cidadão que é eleito para uma autarquia e está desejoso de contribuir para a melhoria do seu concelho!! Fiz esta interpelação porque dos vereadores representados na edilidade eborense, este é o único em quem deposito esperanças de alterar o figurino actual no concelho, acrescido de ter tido sensibilidade para com a Cultura e Património, com os quais tenho especial interesse. Não censurei, nem ironizei, apenas lhe coloquei uma questão.
    Como disse no artigo, algumas das próprias ideias formuladas no seu manifesto já se encontram inclusivamente realizadas ou em decurso, por isso não entendi o sentido da tua opinião!

    ResponderEliminar
  3. Nem mais Miguel. Não foi por acaso que abracei o projecto Alentejo 2015. noutra dimensão, bem sei, mas sempre uma possibilidade no exercício dos nossos deveres cívicos. Não obstante ser um movimento de cidadania, não se escusa a tratar de temáticas políticas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. CDS em évora!? o ke? o ke? nao sei o que é...

    ResponderEliminar