Mensagens populares

domingo, agosto 19, 2007

Ecopontos















Ecopontos em Évora precisam-se. Não é admissível que muitos pequenos concelhos do interior do país passem à frente de um concelho com a sua cidade Património da Humanidade na luta por um ambiente equilibrado e um concelho sustentável. Todo e qualquer novo bairro da cidade carece deste tipo de material de recolha de lixo selectivo. Se o Ambiente é uma aposta no futuro e um desafio aos políticos do presente, estes devem estar à altura do desafio, não menosprezando pequenos gestos que podem fazer toda a diferença.

Instalar ecopontos numa cidade e distribuí-los à população, é mostrar um sinal de que os edis pretendem, com humildade, fazer frente a esta luta do século XXI com o precioso contributo dos seus municípes. Só se remarmos todos para o mesmo lado, poderemos levar o barco a bom porto.
Nós só podemos ajudar se nos forem criadas condições para o fazer.
Fica aqui o desafio!
Posted by Picasa

5 comentários:

  1. Boas Frederico.
    Li com atenção o teu post e procurei informação a esse respeito.

    Desde já posso dizer que o Concelho de Évora foi agraciado com a bandeira verde EcoXXI em 2007, que é equivalente à bandeira azul nas praias com qualidade ambiental. A recolha de lixos seleccionados (materiais recicláveis) é feita por uma empresa da tutela do Concelho de Municípios a GESAMBE. Esta empresa tem 130 ecopontos no Concelho, a acrescentar mais 6 dentro do Centro Histórico de Évora. A Câmara Municipal faz ainda recolha selectiva de papel e cartão, vidros e outros materiais junto de grandes consumidores como o são os restaurantes, comerciantes, a Universidade, o Centro de Emprego, para referir alguns.

    Apesar de termos um bom índice de ecopontos por habitante a CME e a GESAMBE prevêm a colocação de mais ecopontos durante o corrente e no próximo ano.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo:

    Desde já te agradeço pela preciosa informação. Mas sobre esse mesmo título que a CME terá recebido, podias ter acrescentado que é feito sob candidaturas espontâneas de qualquer município português e que, no presente ano, dentre 41, foram agraciadas 20 cidades. Não penso que este título tenha valorações ao nível do ambiente e da sustentabilidade de uma cidade de grande significado político e, mesmo prática. Senão vejamos:
    Realmente é verdade que Évora já tem ecopontos no seu centro histórico, mas 6 serão o número necessário para acorrer às necessidades do memso?
    Que tem feito a autarquia pelo uso de meios de transporte ecológicos, públicos ou particulares?
    Que tem feito a autarquia pela poupança energética, nomeadamente nos seus edifícios?
    Criação de ciclovias?
    Preservação dos espaços verdes existentes e criação de outros mais?
    Campanhas de sensibilização ambiental, nomeadamente junto de empresas e escolas?
    Limpeza das ribeiras localizadas no concelho?

    Deixa-me ainda acrescentar que no bairro onde vivo, Horta das Tâmaras ainda não existe ecoponto algum. E este bairro já está habitado desde há ano e meio. Eu pessoalmente enviei ua mensagem de correio electrónico para a CME a alertá-la para o facto e ap eidr encarecidamente que modificasse essa situação. Até hoje nada foi feito. Tal como está a Horta das Tâmaras sem ecopontos, também está o Bairro das Piscinas, o Bairro 25 de Abril e o Bairro do Escurinho. A Vila Lusitano tem apenas um. O parque indutrial também carece de muitos destes depósitos de lixo selectivo. O Bairro das Nogueiras apenas um ecoponto...
    Bem sei que a CME tem melhorando. Reconheço-o, mas como seu municípe quero melhor e mais depressa. Melhorar 10 quando os outros melhoram 20 não nos deve bastar!! Quero uma cidade mais equilibrada e sustentável ambientalmente.
    As informações que me deste da CME são todas elas positivas, no entanto penso eu, manifestamente insuficientes para uma cidade Património Mundial, com uma riqueza histórico-cultural ímpar no país, que muito devia fazer pela vanguarda do mesmo, fazendo jus ao seus mais magnânimes antepassados, sendo que o Ambiente é um desafio do Presente!
    Grande abraço.

    PS: Julgo que saberás que estas reclamações são meramente consequência do meu cariz reinvidicativo e absolutamente desprovidas de alguma luta político-partidária que outrora me mereceria quiçá, interesse. Apenas quero a minha cidade mais limpa e mais pomposa. Digna de Évora nos seus mais sublimes tempos. Isso bastar-me-à!!

    ResponderEliminar
  3. Pode-se querer sempre mais mas dizer que não se faz não pode ser.

    A CME lança todos os anos, sem exepção, várias campanhas junto das escolas e dos munícipes acerca de protecção do ambiente, reciclagem, poupança de energia, poupança de água (as políticas não se restringem a acções pedagógicas mas e no caso da água políticas responsáveis pelos decréscimo de consumo e de desperdicio de água na ordem dos 20% entre 2006 e 2007.

    Posso enviar-te também o tamanho que cresceram os espaços verdes e a quantidade de árvores que o Concelho ganhou desde 2002.

    Também posso afirmar que são mais de 60 hectares de terrenos limpos pela autarquia anualmente, onde se incluem ribeiros.

    Refiro também a estratégia de mobilidade apresentada no princípio de 2007 e nos melhoramentos das rede de transportes públicos.

    Também refiro a estratégia de poupança de energia dos edíficios da CME, de isolamentos e de recuperadores, sobretudo um projecto que vei ser implementado brevemente nas piscinas municipais e no edifício da Câmara.

    Quanto a criação de ciclovias, bem, foram cerca de 60 km desde 2004.

    Quanto à bandeira verde, os que a ganharam tiveram trabalho com isso e só cumprindo determinados critérios é que foram capazes. Por isso tão poucas candidaturas. Mas mais difícil que ganhar é manter. É claro que é importante a referência da bandeira verde, como é a de Património da Humanidade. É uma distinção valorizativa.


    Quanto ao teu pedido de ecoponto, vou encaminhar para os serviços competentes com a maior brevidade.

    Pode-se pedir sempre mais. Dar resposta às necessidades é a essência da política.

    Um abraço e mantem-te atento.
    Fcosta

    ResponderEliminar
  4. Só tu meu caro amigo, como sempre, com esclarecimento, rigor e tenacidade. Fico obviamente muito grato pelos teus esclarecimentos. Mas ainda assim, preferia que a CME fizesse esse trabalho por ti. Promover a divulgação das actividades realizadas, que muitos falam de propaganda, eu chamo-lhe de satisfação por ter obra feita e ter tentado agradar aos municípes. Algumas das actividades/iniciativas que aqui defendeste, suscitam-me algumas dúvidas, mas dou o benefício da dúvida a esta câmara pelo que ainda pode fazer. Acredito que estejam todos de boa fé na tentativa de criarmos, todos juntos, um melhor ambiente e um concelho mais equilibrado ecologicamente.
    Quanto ao pedido de ecoponto, agradeço a deferência, mas não devo ser tratado excepcionalmente. Por mais que agradeça o gesto, era responsabilidade da CME atender a todos de igual forma e ser sensível para com as justas "reclamações" dos moradores no concelho, sem que fosse necessário pedir a A ou B que interceda junto de uma entidade para que esta resolva os seus problemas!!
    A CME devia promover uma cidade equilibrada, com atenção para as mais prementes necessidades do seu núcleo urbano(incluindo os bairros periféricos e aldeias rurais).

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  5. Frederico, não é deferência, é responsabilidade. O pedido já seguiu para os serviços competentes, em conformidade com as regras estabelecidas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar