Mensagens populares

segunda-feira, março 03, 2008

(Sondagens Maktest) Legislativas 2009


PS - 36.1%
PSD - 33.4%
PCP - 12.8%
BE - 8.0%
CDS-PP - 5.6%
Ilações óbvias:
1º - PS aguenta o constante desgaste sofrido pelas reformas que tem tentado implementar, com especial destaque para a Educação e Saúde.
2º - Luís Filipe Meneses não almeja obter resultados muito mas significativos que o seu antecessor.
3º - PCP consegue subir aos dois digitos, consolidando-se como 3ª força política portuguesa.
4º - BE ultrapassa o CDS e torna-se na 4ª força política.
5º - CDS cai para 5º lugar, não conseguindo uma aproximação clara e inequívoca ao PCP e BE. Portas não consegue muito melhores resultados que Ribeiro e Catro, do ponto de vista de sondagens(algo que o próprio criticava enquanto oposição interna a Ribeiro e Castro).
Outras Ilações:
1º - Arrepia-me ver que dois partidos da chamada esquerda revolucionária portuguesa tenham juntos 20.8% dos votos dos inquiridos. Vem mesmo aí uma revolta popular ou a tal crise social de contornos imprevisíveis propalada pelo SEDES?
2º - A verdadeira ou genuína direita presente neste 5 partidos, apenas se encontra no CDS-PP. Será que este tem capitalizado toda a direita portuguesa? Será que a balança Esquerda vs. Direita é assim tão desiquilibrada no nosso país? Porque será?

2 comentários:

  1. vote portas ou louça. acabe com a corrupção do bloco central. mude o caminho do seu país

    ResponderEliminar
  2. A minha opinião quanto à ascensão da esquerda "revolucionária" é claramente diferente. Vejo-a como positiva e necessária, após anos de políticas de direita falhadas.

    Não digo que tudo tenha sido mau, houve excelentes progressos em algures sectores nos quais a direita interviu.

    Porém, numa época de crise, as pessoas são a prioridade. E penso que apenas as forças de esquerda conseguirão responder e essa necessidade.

    Os melhores cumprimentos

    Isac Rolo

    ResponderEliminar