Mensagens populares

terça-feira, março 25, 2008

Lamento.

Lamento muito o papel desempenhado pelos meios de comunicação social portugueses no assalto à defesa da língua portuguesa e sua protecção do massificante e globalizado inglês. Cada vez mais os nossos órgãos de comunicação social, teimam em adoptar silogismos/estrangeirismos nos seus discursos, mensagens e notícias sem que se apercebam que, com essas medidas, estão a acossar o Português a um canto. O papel destes meios de comunicação poderia ser de divulgação, protecção e até de aprendizagem de como falar/escrever em bom português, no entanto, a esmagadora maioria sucumbe ao facilitismo da adopção de termos anglófonos para demonstrar o seu acompanhamento às realidades vividas lá fora.
Agora a moda é o carjacking. Esta tendência para inventarmos vocábulos novos é impressionante. Poderíamos tão somente falar em assalto de automóveis à mão armada, mas ao invés, preferimos dizer tudo num só vocábulo que acelere a comunicação! E depois dizemos que temos muitos sinónimos na língua portuguesa!
Não posso deixar de lamentar a falta de convicção dos nossos media (desculpem mas meios de comunicação é muito comprido) na defesa da sua língua...

Sem comentários:

Enviar um comentário