Mensagens populares

segunda-feira, julho 21, 2008

Cruel Verdade


Um electrizante filme sobre a mentira, a frugalidade, a evasão sentimental e o egoísmo pessoal nos dias de hoje. Vi este filme de 2004, apenas ontem mas depressa me tocou. Não tinha visto ainda tamanho arrojo em descrever com pormenor a patológica frugalidade das relações pessoais/amorosas das sociedades modernas.
Se é verdade que o cinema muitas vezes primou pelos finais felizes, pelos amores platónicos, a realidade é muito mais cruel do que esses quadros pintados de cor-de-rosa. Em Perto Demais, assistimos a essa dura verdade. Quase poderíamos dizer que se trata de uma obstinada demanda pelo vazio, pelo obscuro, pela ilusão, por tudo aquilo que mais depressa nos leva à infelicidade e depressão do que à realização plena da vida, o Amor.
No filme, curiosamente, acaba por vingar a procura da felicidade, da sinceridade e da objectividade. Afinal, mais um final feliz, quase sempre contraditório com a realidade vivida numa cidade perto de nós [ Mundo Ocidental], abundante de falsidade, de egoísmo e de ilusão.

2 comentários:

  1. Também me tocou.
    Uma das frases que mais marcam foi:
    "é igual à tua mas sabe melhor"
    qualquer coisa assim, foi o que disse Julia Roberts ao descrever como era o sexo com o outro, ao seu ex.
    Crueldade pura! (tal como a vida, às vezes)

    ResponderEliminar