Mensagens populares

terça-feira, março 06, 2012

Uma justa e oportuna consideração

«A ex-ministra da Cultura Gabriela Canavilhas disse hoje que o que se passa fora de Lisboa "não chega a Lisboa como devia", comentando assim uma possível falta de projeção da Capital Europeia da Juventude Braga2012.» in Público

Aliás, este é um crónico e histórico problema no país.  Quiçá se tenha dividido esta macrocefalia pela região do Porto, tornando-nos num país bicéfalo onde tudo o resto é paisagem. Quem está ligado à Cultura, verifica que Lisboa através do seu despudorado centralismo absorve tudo para si.  Todos os melhores elementos artísticos, culturais e patrimoniais do país, são deslocados para Lisboa, numa obsoleta e antiquada lógica de velha capital do Império, que tudo deve ter para mostrar aos seus convidados de luxo!!
Num pequeno exemplo dado à vertente cultural de que acima falei, comentava-se curiosamente no legado da ex-ministra Gabriela Canavilhas, que o núcleo do Museu dos Coches de Vila Viçosa, localizado no Paço Ducal, seria extinto para que o seu belissímo acervo fosse enriquecer a colecção principal em Lisboa. Mais uma vez volta a política do centralismo e do abandono e saque ao interior!!

Sem comentários:

Enviar um comentário