Mensagens populares

terça-feira, maio 29, 2012

Apiário na Ribeira das Alcáçovas




Este pouco valorizado património cultural e etnográfico, tem  no Alentejo um lugar de considerável dimensão, sobretudo localizado entre zonas de serra, onde há zonas de denso mato, e muito caracteristicamente nas vertentes ou encostas de linhas de festo. Ultimamente tenho procurado localizar estruturas deste tipo na zoan da Ribeira das Alcáçovas. Assim, ilustro aqui um apiário, conhecido vulgarmente na zona como silha, localizado na herdade das Sesmarias, na freguesia das Alcáçovas restaurado em 2004 pelo seu proprietário. Além deste já consegui identificar outros 6, todos eles na área de influência da Ribeira das Alcáçovas, com grande predominância de esteva branca e rosmaninho. Este multiplicar de estruturas na supracitada linha de água e, todas elas situadas na freguesia das Alcáçovas, só provam da importância que a actividade apícola tinha na região, como pela tipologia das estruturas, induz à existência outrora de espécies  faunísticas extintas ou pouco comuns na zona, como o urso e o texugo.
Uma última nota para o facto de ainda não ter conseguido datar as estruturas e para a curiosidade de envolta do convento de N.ª Sra. da Esperança existerem três silhas: Monte das Sesmarias, Monte da Venda e Monte das Pedras.
Certamente será um tema a que regressarei posteriormente pelo pessoal interesse e pela surpresa da abundância numa região geográfica em que sou particularmente interessado.

Sem comentários:

Enviar um comentário