Mensagens populares

segunda-feira, janeiro 05, 2015

Cabo Verde com novo impulso católico

 


No meio do Atlântico, a oeste do continente africano, ergue-se um arquipélago de 10 ilhas conhecido por Cabo Verde. Neste conjunto de ilhas descobertas por antigos navegadores portugueses, foi criada a primeira diocese em Santiago, em 1533 por cisão da arquidiocese do Funchal, tornando-se no mais antigo bastião da Igreja Católica em continente africano, por responsabilidade do reino de Portugal de então nas suas diligências junto de Roma.
Ontem, foi conhecido do Vaticano a nomeação do bispo de Santiago como o primeiro cardeal de Cabo Verde, D. Arlindo Furtado de 65 anos.
Antes de mais delongas, saúdo o seu cardeal católico, o país Cabo Verde e todos os irmãos e cristãos cabo-verdianos por este reconhecimento do Vaticano da importância que o país tem na implantação dos valores cristãos em África e na relevância que este cardeal poderá ter num equilíbrio mais justo entre o Norte e o Sul da geografia cristã.
Não poderia deixar de aqui citar algumas das sábias palavras deixadas por D. Arlindo Furtado após o conhecimento desta nomeação histórica.
«Eu acho que são essas duas coisas que se conjugam: o apreço pela história e pelo papel da Igreja em Cabo Verde e a integração de mais gente do Sul para a responsabilidade ao nível da Igreja Católica. A igreja em Cabo Verde tem uma história única em África e é o reconhecimento de uma história, de um trabalho e de um papel na sociedade cabo-verdiana e não só.» Citando Agência Lusa.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário