Recentemente saiu a notícia que o acervo da biblioteca de arqueologia do extinto IPA - Instituto Português de Arqueologia, criado em parte, pela boa vontade do Instituto Arqueológico Alemão mas em regime de comodato ao Estado Português, ficaria novamente disponível ao público em geral a partir de 29 de Abril, a funcionar no 2º piso da ala norte do Palácio da Ajuda.
Esta é quiçá a mais importante colecção bibliográfica arqueológica existente em Portugal, com cerca de 55.000 títulos, herdados das colecções do extinto IPA e do IAA, também ele extinto em Portugal, no ano de 1999. A indisponibilidade deste acervo em muito prejudicava todo o labor de investigadores nacionais e estrangeiros que se dedicavam ao estudo de sítios arqueológicos nacionais e da arqueologia nacional em geral.
Esperemos que esta não seja mais uma medida avulsa e estemporânea, muito vulgar no mundo da Arqueologia Institucional em Portugal, mas sim um procedimento definitivo e abrangente... Não me resta mais do que dizer, boas novas estas!!
Sem comentários:
Enviar um comentário