Mensagens populares

sábado, fevereiro 25, 2006

Maçonaria e os vícios que impregnam Portugal!

Depois de umas tantas discussões com alguns amigos que, mantêm a sua relutância em aceitar o que lhes tenho vindo a dizer ultimamente sobre algumas instiuições/organizações que aparecem no nosso país e, de certa forma, sob a capa do misticismo e secretismo tomam as rédeas do poder e, regularmente chamam a si o centro das decisões dos destinos do nosso Portugal, resolvi escrever algo, muito sucintamente, sobre a Maçonaria! Exorto a crítica e a discussão com este pequeno excerto do ensaio(bem sei que é ensaio) de Vasco Pulido Valente, "A República Velha" - (1910-1917);
«O terrorismo republicano foi um terrorismo de massa, politicamente dirigido pela facção do PRP( Partido Republicano Português) que Afonso Costa comandava. Alguns dos terroristas pertenciam a grupos organizados...Nos quartéis existiam várias maçonarias de oficiais, de sargentos, ou de oficiais e sargentos, desde a Jovem Turquia, uma verdadeira polícia política,...a restos da Carbonária Portuguesa.»
Entretanto parece evidente que quem integrava na sua génese o PRP e, posteriormente, após cisão, a União Republicana, o Partido Evolucionista e o Partido Democrático, eram arautos do Socialismo, também eles, sempre muito ligado à Maçonaria!
Outro aspecto interessante! O Movimento Republicano Português, todo ele muito cúmplice da Maçonaria, contou com o total e inequívoco apoio do Movimento Republicano Espanhol. Apenas sucedeu por um lado da fronteira efectivar-se a revolta e proclamação do novo regime, enquanto do outro lado, as coisas não correrem com tanto sucesso! Evidente, aos olhos dos maçons deste período(pré 5 de Outubro de 1910), era um "remake" da União Ibérica de 1580.
Das curtas considerações que já evoquei, apraz-me tecer dos pontos:
- a Maçonaria, à semelhança de outros movimentos que preenchem o vazio do associativismo cívico e de cidadania, vulgo, Opus Dei, Rotary Club, Lyons Club, são uma doença intestinal do nosso país, pejada de uma torpe de sectários, oportunistas e vaidosos que, numa lógica de paternalismo para com os mais oprimidos, têm a arrogância de se fazerem passar por dom quixote dos desafavorecidos. Isto "per si" não seria, obviamente de todo censurável, no entanto, sentindo eu( e não falo por inveja ou ressabiamento, pois felizmente recusei fazer parte de alguns destes movimentos) que estes são clubes extremamente elitistas, constituidos por pessoas relativamente conhecidas e reputadas do meio em que se inserem, acrescidos da vicissitude de aproveitar os conhecimentos destas mesmas elites para proveito do clube/organização. Mesmo que seja para angariar comida para um pobre, que seja para recrutar cadeiras de rodas para deficientes, o que sucede está à vista de todos nós: estas são autênticas escolas de tráfico de influência, de clientelismo, etc de que o nosso país tanto sofre, repercutindo-se posteriormente no quotidiano nacional, quase que como de algo natural se tratasse;
- A Maçonaria partindo do pressuposto dos interesses que tem e da sua dimensão internacionalista e, inclusivamente pelo seu passado histórico em Portugal, é por mim considerada uma corporação pejada de elites políticas anti-patrióticas e redentoras para com interesses económicos e internacionais que sobejamente não são coincidentes para com os interesses de Portugal.
Não consigo entender tamanha vaidade dos seus membros quando me dizem ao ouvido,
- "já sou maçon!"
Aqui fica a minha opinião e o desafio à discussão!
Abraço a todos

9 comentários:

  1. Não é por acaso que as Folhas-de-Acácia são parte integrante do Selo Oficial de Portugal desde a Instauração da República, quando as Folhas-de-Acácia são um símbolo internacional, por excelência, da maçonaria... tb não é por acaso que as mesmas Folhas-de-Acácia são parte integrante do logotipo das Nações Unidas.

    ResponderEliminar
  2. Grande Fred, sempre acutilante e perspicaz, precisamos de mais Freds neste Portugal. A Maçonaria é de facto um organismo onde habita a maior corja politica deste país- OS SOCIALISTAS.

    um abraço

    Miguel Simão

    ResponderEliminar
  3. Em Alvito acontece...

    Já somos 44...

    Esperamos muitos mais


    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Caro Amigo Fred
    Como sempre li, atentamente, os comentários que escreves neste teu blog, antes de mais quero dar-te os parabêns por falares de um tema "oculto" e reinante na Sociedade Portuguesa, A Maçonaria.
    Como sabes, acredito que existem movimentos, ditos "ocultos" e com uma forte componente ritualista, conhecida apenas pelos participantes desse movimento, que alimenta a curiosidade e a imaginação daqueles que como tu e eu não participamos dela. Talvez seja por esse secretismo e as ditas "manobras de Poder", bem como os objectivos a que se propoem ,tais como o controlo politico, social e economico do mundo, aguçe o nosso sentimento critico e alimente o espirito interventivo fomentando uma reflexão como a que acabaste de fazer.
    Pessoalmente, acho que ao falares, e passo a transcrever " Maçonaria, à semelhança de outros movimentos que preenchem o vazio do associativismo cívico e de cidadania, vulgo, Opus Dei, Rotary Club, Lyons Club, são uma doença intestinal do nosso país, pejada de uma torpe de sectários, oportunistas e vaidosos que, numa lógica de paternalismo para com os mais oprimidos, têm a arrogância de se fazerem passar por dom quixote dos desafavorecidos.", fazes afirmações que me parecem um pouco injustas para aqueles que, como eu pertencemos de alguma forma a qualquer destes movimentos. Em todos os grupos, associações e movimentos existem bons e maus elementos, a própria Biblia fala sobre a separação do trigo do joio (não entendas como provocação a tua Fé).
    Os clubes de serviço foram criados com o objectivo de ajudar e servir aqueles que mais necessitam.
    Concordo contigo quando muitas vezes à boleia da Solidariedade para com o próximo e da oportunidade de o servir, para alguns, existam sentimentos pouco nobres e que nada têm a ver com o verdadeiro espírito da Solidariedade e entreajuda que deve nortear os objectivos e a conduta diária dos membros desses movimentos.
    Por vezes o excesso de "secretismo" e a componente ritualista afasta todos aqueles que não pertencem a esses clubes,criando o estereotipo que essaa participação é só para alguns, o que é falso, nem todos os clubes são iguais, nem todos utilizam os mesmos métodos.
    Em Portugal, bem como no resto do Mundo, de um momemto para o outro deixou de se praticar a Caridade para todos e qualquer um encher a boca e dizer que é muito solidário para com o outro, apesar de muitas das vezes só ser solidario em frente a camaras de televisão e jornalistas, esse sim é o problema...Fazer parte desses movimentos deve ser um verdadeiro modo de vida, de conduta ideológica e ética, comprometendo-nos com uma responsabilidade social ( e não cor de rosa) por estarmos integrados e interligados à nossa sociedade, a rede em que vivemos, O Homem é um ser social, não vive sozinho, é dependente dos outros.
    Fred, não é vergonha nenhuma organizar recolhas de alimentos, ou fazer uma actividade com o objectivo da compra de um qualquer equipamento para ajudar quem necessita, eu sei que tu nunca te negarias e não te negas a ajudar. Acredita que o sentimento de satisfação de poder ajudar alguém,e tu sabes, mesmo que seja "apenas" uma palavra de atenção ou oferecer um prato de comida a quem têm fome, não têm preço e é essa possibilidade de verdadeiramente ajudar e servir alguém, da alento e faz com que diáriamente, nós, os mais priveligiados pela Vida, possamos sentir-nos úteis e deixarmos de lado, nem que seja por alguns instantes, pensamentos ou atitudes mais fúteis com que nos deparamos e vivemos intensamente.
    A diferença entre ajudar e não ajudar, entre contribuir e não contribuir, entre ser verdadeiramente solidário e não o ser, não passa pela quantidade de cargos, ou pela pertença a qualquer um destes clubes ou associações, mas acredita, e se me permites, por experiência própria, dentro de alguns destes clubes os objectivos e a solidariedade acontece.
    Poderia dar-te casos concretos, trocar as palavras Solidariedade e Ajuda por muitos nomes de pessoas e familias que foram e são ajudadas, mas deixo isso para um café contigo, ou talvez até mesmo uma tertúlia sobre o tema.
    Não acredito que penses como o movimento HAMAS, que no seu artigo 22 diz que a culpa é dos Judeus e que estes clubes e movimentos são, somente partes de uma complexa teia que, e passo a transcrever "With their money they formed secret societies, such as Freemasons, Rotary Clubs, the Lions, and others in different parts of the world for the purpose of sabotaging societies and achieving Zionist interests." Indeed, "they" have been stirring up revolutions since the one in France in 1789 — including Communist revolutions.".
    Aqui fica o meu modesto contributo ao debate.
    Um Grande Abraço deste teu amigo e um bj da Maria.

    ResponderEliminar
  5. Caro Filipe! Antes de mais, muito obrigado pela tua participação neste espaço e muito obrigado também pelo discurso que impões sempre nas tuas palavras. És sempre um estímulo na discussão e na elevação da mesma!
    Quanto às questões que abordas, realmente devo fazer uma única distrinça! É esta entre Opus Dei e Maçonaria, de cariz mais político e de forte pendor pelo poder e pelos governos vigentes e, do outro lado, de organizações como o Rotary Club e Lyons Club, de cariz mais social e e solidariedade social.
    No entanto, após esta ressalva, mantenho uma coisa: há, na minha modesta opinião, um denominador comum: os meios para atingirem os seus fins! Ou seja, todas elas, para além de serem mais ou menos elitistas e secretas, têm o arrojo de querer aproveitar das suas elites conhecimentos necessários para agilizarem questões ou resolverem problemas! E, como disse e, repito, apesar de existirem dificuldades e questões nobres e humanitárias e resolver, não podem ser feitas, no meu entender de qualquer forma!

    Mais!

    1 - Quando digo que estas organizações estão "...pejadas de uma torpe de sectários, oportunistas e vaidosos", digo-o pelos conhecimentos práticos com que me deparei. Se tu me dizes que te encontras num destes movimentos, se bem entendi e, até aceitas que existem casos desses, apesar de não serem todos, o que tem sido feito para alterar o panorama? Como se liquidam as aspirações daqueles detentores de ideias menos nobres e, que muitas vezem chefiam estas organizações?

    2- Quando mencionas que "...nem todos os grupos são iguais, nem todos utilizam os mesmos métodos", aceito perfeitamente esse argumento e admito que numa época em que rareia a Caridade, como tu falas e, bem, onde é necessário ouvirem-se palavras como Humanismo e Solidariedade, não devemos deixar de prestar o nosso modesto contributo pelo Amor ao Próximo. Assim sendo, enumero-te algumas organizações, fundações, grupos, onde sinto isso existir, sem se barrar a porta ao mais descalço dos interessados, olhando para o seu status social na terra a que pertence: ABRAÇO, APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Banco Alimentar contra a Fome, Associação de Reencontro de Emigrantes, AMI, APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil, Bombeiros Voluntários, Equipas D´África, Movimento pela Paz, Liga Nacional Contra a Fome, Associação Humanitária Habitat, Casas do Gaiato, Casa Pia, Fátima Missionária, Humana Global, UNICEF, APF - Associação, Planeamento e Família, Ajuda de Berço, Sociedade Portuguesa de Suicidologia, Associação Portuguesa de Hemofílicos, Associação Benévola de Dadores de Sangue, Fundação Portuguesa de Cardologia, Associação Portugesa de Paralisia Cerebral, Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer....Muitas mais haveria a elencar, mas apenas quis deixar alguns exemplos! Alguns mesmo onde participo, uns mais, outro menos activamente!
    Aqui todos podemos entrar, aqui tudo se pede de forma institucional, zelosa e imparcial.

    3 - Também eu Filipe não posso deixar de sentir a tamanha importância social de uma recolha de alimentos ou de vestuário, da angariação de livros, da compra de material para instituições de apoio social...Mas há formas e formas de o fazer!! Os supracitados movimentos dão-me garantias, enquanto os que atrás censurei, não me dão todas! E aqui há uma abissal diferença.

    4- Relativamente à verosimilhança entre o que disse e o Hamas, ela circunscrever-se-á a um único aspecto; ambos criticamos as ditas organizações. Os motivos para tal são absolutamente diferentes. E aqui, também toda a diferença. Até porque, sinceramente desconhecia estas determinações. Obrigado por mas trazeres ao conhecimento!

    5 - Por último, caro Filipe, quis apenas transmitir que, entre organiações de caríz político duvidoso e outras tantas, de cariz social, sensivelmente elitistas e secretas, que promovem alguma vaidade, dentre as elites locais, solicitando-lhes que usem dos seus conhecimentos priviligiados, dos seus compadrios, de favores para almejaram umas toneladas de alimentos, ou mais umas dezenas de computadores, prefiro escolher por todas as outras que já aqui enumerei, pois tenho firme convicção que entram todos aqueles que estejam dispostos a ajudar, sem terem padrinhos no interior da organização, sabendo também previamente que todos os requerimentos, todas conquistas são realizados sempre de acordo com os meus princípios éticos!

    6 - Porque aqui também observo uma forma de conluio, de compadrio de favorecimentos em favor de uma pessoa e, não em favor à organização! E deste mal o nosso Portugal padece imensamente! Por isso o meu basta para com estas anuências!!

    Apesar de discordar de ti, respeito inteiramente a tua orientação nesta problemática!! É com opiniões divergentes da minha que posso crescer e aprender! OBRIGADO por isso!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo Frederico
    Consegue ser sempre polémico nas discuções e temas que levanta, porém não deve ser tão perentório ao afirmar que mete no mesmo saco maçonaria, opus, lions, rotary, etc....

    Fá-lo como se detivesse toda a verdade, muita admiração lhe expresso pela sua coragem mas, não posso deixar de agradecer a oportunidade que me da, tambem de lhe dizer que erra profundamente.

    Podera dizer que os meios diferem mas os fins identicos, a manipulação ou assalto ao poder...

    Tambem aqui esta a ser injusto porque se existem associações, como lhe chama, pois diferem todas elas...

    Conheço o suficiente da maçonaria
    e da Ópus, felizmente não me incluo em nenhuma delas mas, quanto ao lionismo devo dizer que me honro de ter sido presidente, durante três anos do Lions Clube de`Évora, onde fiz algumas parcerias com o Rotary Clube de Évora, todas elas na angariação de fundos para instituições da nossa Cidade que, o Frederico numeou e teve a amabilidade de distinguir, substituem o Estado nas suas obrigações para com os seus cidadãos necessicitados.

    É tambem oportuno fazer justiça ao Lions Clube de Évora, esclarecer que numa só iniciativa fez- se a entrega de, se me é fiel a memória, 18000 euro para equipar uma sala de musicoterapia e outra de hidroterapia... Os resultados la estão disponíveis para as crianças mentalmente deficientes do Concelho!

    Peço, aqueles que tiverem a paciencia de ler este meu comentário, tambem aos que me fazem a justiça de reconhecer a dedicação a causas e combates sociais por ideais de abnegação, mantenham a vossa coragem mas procurem ser justos nas vossas afirmações e documentar-se sempre...

    A partir daí tudo vos deve ser permitido!

    Forte abraço e parabens pela iniciativa

    ResponderEliminar
  7. Caro Frederico, quero em primeiro lugar dizer-lhe que é a primeira vez que leio o seu blog. Gostei na globalidade do seu conteudo embora me tenha desgostado muito o seu comentário acerca do Movimento Lionistico (vulgo Lions).Os clubes de serviço, onde se inclui os Clubes Lions, foram criados com o objectivo de ajudar e servir aqueles que mais necessitam, estamos neste ano Lionistico 2007/2008 a comemorar os 90 anos e somos aproximadamente 1,3 milh~poes de homens e mulheres em 200 países nas mais variadas regiões geográficas do Mundo. Convido-o a visitar o site do nosso Clube, Lions Clube de Portimão (http://portimaopt.lionwap.org/) e principalmente o site do Lions Internacional (http://www.lionsclubs.org/)para que possa perceber a dimensão e a importância que o movimento Lionistico tem, principalmente nos Paises menos desenvolvidos. Pode ler com mais atenção o Programa SightFirst II, deixo só alguns numeros deste Programa Internacional dos Lions :
    "O ambicioso Programa SightFirst do Lions restaurou a visão por meio de cirurgias de catarata, evitou a perda severa da visão e aprimorou os serviços de atendimento oftalmológico para centenas de milhões de adultos e crianças. Para continuar e expandir essa iniciativa, o Lions lançou a Campanha SightFirst II, com o objetivo de angariar pelo menos US$ 150 milhões."

    Quando ás restantes organizações mencionadas, nomeadamente os Rotary e a Maçonaria não me prenuncio poque não conheço.

    Obrigado a fique bem

    João Bárbara
    Presidente Lions CLube de Portimão
    ano Lionistico 2007/2008

    ResponderEliminar
  8. ICAR, LION, ROTARY, MAÇONARIA, CIENTOLOGIA, é tudo o mesmo, esquemas em pirâmide, quem está nas bases pensa que está a fazer o bem, e depois atacam-se uns aos outros.

    ResponderEliminar