Mensagens populares

terça-feira, maio 23, 2006

Lince Ibérico

É o felino mais ameaçado do mundo, no entanto aqui tenho que dar os parabéns aos nossos vizinhos espanhóis que, no Parque de Donhana, trataram de uma fêmea que acabou de ter duas novas crias. Este nascimento pode ser uma nova esperança na reabilitação da população destes raros felinos!!

Oxalá tenham os vizinhos do lado sucesso nessa estoica odisseia!!

Para os mais interessados, aqui deixo um endereço que pode ser útil: www.lynxexsitu.es

5 comentários:

  1. De facto os nossos vizinhos espanhóis têm realizado um bom trabalho na tentativa de preservação do Lince Ibérico. Em Portugal também existiram algumas iniciativas semelhantes às dos nossos vizinhos, mas por algum motivo não sortiram efeito. É pena, mais que trágico, mais que inconscientemente absurdo, mas o Lince em Portugal está extinto e sem que isso represente uma grave falha para a nossa política de conservação da natureza. Esperemos que casos semelhantes não voltem a acontecer. Cumprimentos, B.Borges

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, fruto da minha ignorância, não poderei aprofundar mais o tema. De qualquer forma, muito obrigado pelo seu depoimento sobre o Lince Ibérico. Esta espécie, bem como muitas outras em vias de extinção, merecem a nossa indignação e atenção!!

    ResponderEliminar
  3. não tem que agradecer.eu fico agradecido sempre que se expõem temas como este. De qualquer forma, concordo consigo: todas as espécies em vias de extinção merecem a nossa atenção e indignação. Quanto ao lince, por mais que quiséssemos dar agora a nossa atenção não o podemos fazer, já não é necessário; tanto quanto sei, há ja cerca de dois anos que ficámos (Portugal) reduzidos a um exemplar, o que trocado por miúdos significa que está extinto.
    Devemos indignar-nos conosco próprios que tantas vezes inconscientes cometemos crimes contra as leis naturais/ecológicas e com os que, acima da população em geral, trabalha na defesa da natureza, que muito têm falhado. Foram feitos esforços, reconheço, mas não deverão ter sido os mais correctos ou deverão ter apresentado falhas de método pois não sortiram efeito. Enfim.. há que evitar mais situações como esta! Cumprimentos, B.Borges (http://alcacovas.blogs.sapo.pt/)

    ResponderEliminar
  4. Não posso deixar de concordar com o que aqui relata quanto ao que foi feito em relação ao Lince Ibérico. E, já agora, pegando na deixa, gostaria de dizer, ainda que seja injusto ou pouco rigoroso ( mas se o sou, tb é por manifesta falta de comunicação dos agentes que aqui menciono e das respectivas actividades que desempenham)com as associações e organizações de defesa do Meio-Ambiente e de protecção da Natureza que, muitas vezes sinto que fazem manifestamente pouco. Ou seja, quedam-se pela crítica e pelo imediatismo propagandístico, deixando, muitas vezes, o trabalho objectivo de parte!! Fazem e bem, o seu papel no denunciar de crimes e atentados para com o Meio-Ambiente, no entanto ficam muitas vezes por aí!! Praticamente só os vimos quando existe uma discussão mais abrangente e polémica e, nesse seguimento a comunicação social procura-os!! Não são eles a fazer, de certa forma, sem facciocismo e obstinações, a agenda nacional!! O seu trabalho, ainda que seja louvável, é pouco conhecido. Falo naturalmente por mim e, só por mim, mas tenho a sensação que muita coisa poderia ser feita, dentro deste "saco" chamado" sociedade civil!! E, aqui, entendo que essas organizações, pouco fazem ,pouco interesse despertam nos jovens, não vão de encontro às pessoas, quando muitas vezes elas, para terem uma ideia tb menos melindrosa destes técnicos, careceriam de outra sensibilização!Não quero ofender ninguém, mas julgo que de certa forma, estas organizações, criaram o seu espaço, como que o seu feudo e, muitas vezes arbitrariamente e arrogantemente, determinam muitas atitudes e acções sem, pelo menos as justificarem ao comum dos cidadãos!É só uma opinião e vale isso, nada mais!
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente parece-me que com as politicas desenvolvidas em Portugal, outras espécies poderão seguir o caminho do lince... como por exemplo peixes, como o saramugo (http://www.geocities.com/marco_arruda1980/)(http://www.geocities.com/marco_arruda1980/Saramugo.htm), ou mamiferos, como o lobo, que apesar da atenção que lhe é prestada ainda é abatido ilegalmente. Seria bom se Espanha consegui-se um grande numero de nascimentos de linces e reduzi-se a sua mortalida natural, para que um dia voltassem a surgir linces em Portugal, à procura de novos habitats...

    Por Marco Arruda
    http://marcoarruda.blogspot.com/

    ResponderEliminar