Mensagens populares

sexta-feira, maio 05, 2006

Sociedade de Informação? Empreendedorismo?

Fui eu com um amigo, aconselhados pelo técnico da ADRAL ( Agência de Desenvolvimento da Região do Alentejo), à RTE ( Região de Turismo de Évora), dado que já tínhamos também sido "enxutados" de outras entidades que nos poderiam esclarecer sobre como constituir uma empresa e formas de angariar investimentos e apoios para esse efeito (AMDE, ANJE, IEFP...) e, pasmem-se quando, após termos explicado à Sra. da recepção que nos tinham indicado aquela entidade, dado que o nosso objectivo de criação de empresa, se enquadrava na prestação de serviços, na área de Animação Turística, a mesma senhora nos deu um endereço de correio electrónico( errado, curiosamente), dizendo-nos que neste momento já não existia na RTE atendimento ao público para essa área!! Que o melhor que faríamos era mesmo escrever as nossas dúvidas por "email", que seríamos esclarecidos pelo mesmo método! Eis que, não obstante acharmos toda aquele método muito caricato, fomos para casa e experimentámos a "jogar o jogo" de acordo com o que estava no livro de instruções! Passou um dia, passaram dois e nada!! Voltámos a ir à RTE novamente e explicámos timidamente à senhora que não a queríamos maçar novamente, mas o endereço electrónico não tinha mesmo dado!! Após longa conferência com a sua colega, lá chegou à conclusão que afinal o endereço estava errado e, que deveríamos tentar novamente... E a terminar, gentilmente a sua colega aconselhou-nos a procurar noutro sítio, nomeadamente na Direcção Regional de Economia!! Agora fora de brincadeiras, eu e o meu colega fomos assaltados por tenebrosas dúvidas: - A sociedade de informação supõe chegarmos a este ponto?;
- Há afinal alguém que nos consiga encaminhar para o nosso propósito de criármos uma empresa na nossa região?
- Para que serve afinal a vantagem de podermos criar uma empresa em 24horas, quando para termos noção do mercado, dos apoios e financiamento ao investimento, dos procedimentos a cumprir para a criação da mesma demoramos uma eternidade?
- Afinal para que serve a RTE? ( provocação = bem sei que o seu presidente é comunista, mas tem que tornar assim tão evidente a sua aversão ao desenvolvimento do Alentejo?)
-Vale mesmo a pena tentarmos optar pela via do mercado aberto, do dinamismo, da livre iniciativa, bla, bla, bla, bla, quando temos uma função pública em Portugal tão sensual, tão carinhosa e sedutora? É que assim começo a sugerir de uma vez por todas a nacionalização de todo o nosso mercado!!!!

1 comentário:

  1. Frederico,

    Talvez agora percebas porque não tenham pena nenhuma que os espanhóis nos "invadam" ou que os nossos técnicos saltem a fronteira e se implantem lá. Para além de em Protugal se viver uma crise, vive-se sobretudo é uma gestão e aplicação dos fundos e a juntar a isto tudo temos uma série de contradições e propaganda de facilitismo que quando as verificamos se tornam impossiveis.
    Na AEUE só consegui ter os apoios que tive por cunha e agora, que estou a organizar o nosso torneio de Polo Aquático de Verão onde devem vir equipas da hungria e espanha entre outras Portuguesas, por não termos cunha não temos apoios nenhuns. O Governo Civil deu 150€ à AEUE o ano passado para a queima das fitas e já deu 25€ (!!) ao nosso torneio de Polo. O IPJ diz que o torneio não se enquadra na politica deles...e tal como disseste, tens respostas mais caricatas e engraçadas!!
    Só te posso dar um conselho, Tenta o programa Leader ou Interreg.
    Um abraço

    Miguel Cachão

    ResponderEliminar