Mensagens populares

segunda-feira, setembro 18, 2006

Juventudes Partidárias no futuro de um país.

Porque acredito nelas? Ou melhor! Porque entendo que devem existir?
  1. Porque no meu humilde entender, uma juventude partidária deve servir impreterivelmente, os interesses dos jovens e solucionar os seus problemas;
  2. Porque uma juventude partidária, no seu quadro institucional e corporativo, deverá instigar os jovens a trabalhar em conjunto , sob uma mesma causa, de uma forma organizada e metódica;
  3. Porque uma juventude partidária pode, aliás, deve suscitar, não apenas problemas polémicos, como sobretudo, questões de especial interesse para os jovens, exortando a uma discussão pública e uma participação activa dos mesmos.
  4. Porque uma juventude partidária deve ser a voz irreverente do partido. Não descurando o sentido de responsabilidade, deve ser o chamariz da esperança num novo futuro em períodos de menos euforia ou esperança;
  5. Porque uma juventude partidária deverá criar, formar e assegurar quadros políticos que possam fazer o futuro do país, não comungando da lógica da ascensão vertical, baseada num pressuposoto de anuência, passividade e/ou concordâncias com quem detém o ceptro do poder, em qualquer circunstância, mas sim uma juventude que pretende, ela mesma, assumir princípios éticos e morais para a sociedade que a agrega. Deverá esta ser parte da solução, não parte do problema!

Obviamente que, se pelo menos estes pressupostos não estiverem ocnsagrados na sua "praxis" política, deixo de lhes reconhecer grande legitimidade e importância político-social. Caso por exemplo, este último ítem não for cumprido pelas juventudes partidárias, elas mesmas tornar-se-ão autênticas máquinas de assalto ao poder, grupos de reles caciquismo e de carreirismo político, com tudo de pejorativo que o termo acarreta.

Assim sendo, estas não serão mais que um habitat de mediocridade, de seguidismo arbitrário e cego, de um espaço de conluio e interesses supérfluos. Esta prática, a existir, tirar-lhes-à qualquer legitimidade de existência e, só assim, concordarei com o que afiança o dr. José Pacheco Pereira sobre elas.

No entanto, falamos de um rumo tomado por elas, ou ainda, se quisermos, de uma hipótese que possam considerar, sem ainda estar formulada na prática.

De qualquer forma, no plano teórico, das ideias e dos objectivos iniciais, esta não seria nada menos que uma peça fundamental na engrenagem de uma sociedade saudável e harmoniosa no campo inter-geracional, com apurado sentido de responsabilidade, evocando questões imprescindíveis para um progresso sustentável no Mundo Contemporâneo.

2 comentários:

  1. Infelizmente concordo consigo caro Daniel!! Mas nesse caso fala da JSD, JS e JP? Ou apenas das duas maiores juventudes partidárias?
    Fica a interrogação!!

    ResponderEliminar