Mensagens populares

terça-feira, janeiro 23, 2007

Não estamos assim tão sós!!

A lei da despenalização do aborto ou IVG, como dizem mais pomposamente, que o Partido Socialista - PS, Coligação Democrática Unitária - CDU e Bloco de Esquerda - BE querem ver aprovada em Portugal, sob muitas bandeiras e mais uma do combate ao atraso cultural e das mentalidades, é contrária à legislação concernante dos seguintes países ou territórios:
Namíbia Hong Kong Japão Malásia Coreia do Sul Andorra Áustria - ilegal sem ser penalizada Alemanha, ilegal, sem ser penalizada Finlândia Chipre Islândia Irlanda Liechtenstein Luxemburgo Malta Mónaco Polónia São Marino Reino Unido Espanha Israel México Brasil Austrália Nova Zelândia Estados Unidos da América - varia de estado para estado Argentina Chile ....
Parece-me assim tão óbvio que esta lei que alguns partidos querem alterar, não vingou inteiramente no chamado mundo ocidental contemporâneo! Parece-me pessoalmente que não somos assim, um caso tão único ou terceiro-mundista que justifique esses epítetos por quem defende a alteração da lei em vigor. Ainda assim, não é o uniformismo legislativo mundial que me levaria automaticamente a pensar que nós é que estaríamos necessariamente errados ou obrigados a mudar! Existem culturas, mentalidades, tradições que, ainda que sejam diferentes não são automaticamente sinónimo de atraso ou desrespeito pelos direitos humanos.
No Japão, um recém-nascido ao fim de três meses estará a celebrar um ano de vida. Sim! Porque os 9 meses que este ser passa em ambiente intra-uterino é contabilizado como vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário