Mensagens populares

segunda-feira, março 26, 2007

¿Que dices tío?

"En Huelva na radioactividad es superior a la permitida".´- Título de uma notícia do jornal quasi desconhecido em Espanha, chamado "ADN". E quero sublinhar o quase porque esta notícia aqui em Espanha foi praticamente abafada, não saindo em jornais televisivos nem tendo muito eco nos grandes jornais nacionais. E o que consta da notícia é tão somente um facto gravíssimo que foi a deteccão de níveis de radioactivdade alarmantes( 25 vezes superiores ao normal para um ano in "ADN"). Esta descoberta foi da autoria do grupo ambientalista Greenpeace- Espanha. O seu porta-voz, Julio Barea, disse que a "contaminación radioctiva de esta zona de Huelva, no tiene paragón con ningún lugar de España, ni del resto de Europa". E acrescenta ainda que a zona de Huelva é onde se regista a taxa mais alta de cancro.
Quero ainda acrescentar que esta zona é conhecida pela sua massiva produção horto-frutícola, nomeadamente da cultura de morangos e, que alguns técnicos já disseram que, estando toda essa zona contaminada qualquer produto alimentar daí proveniente estará sob riscos de qualidade para o consumidor.
Aqui em Madrid já se encontram, nas vastas frutarias que correm as ruas da Moncloa, em precos de "saldo", já que ninguém lhes toca agora!!!
Suponho que em Portugal se passe o mesmo, por uma questão de saúde pública e, não apenas restringido aos morangos, tão famosos, como a todos os produtos dali originários. Mais, espero que o nosso Ministro da Agricultura seja tão célere a proibir a entrada em território nacional de produtos daí originários, tal como já fez o ministro da Agricultura espanhol para salvaguardar a qualidade e saúde pública espanhola noutras ocasiões, nomeadamente da BSE em Portugal e Peste Suína Africana( quando houve uma denúncia de um foco na zona de Almodôvar)?
Estou expectante sobre o que se desenrolará sobre o assunto!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário