Mensagens populares

quarta-feira, maio 02, 2007

Estados-Nação vs Prudência

Se há alguma ilação que tiro, com minha estadia em Espanha, sobre pressupostos políticos-ideológicos dos partidos do bloco central espanhol é de que, se existe uma tentação pelo pequeno rectângulo oeste da Península Ibérica por parte de "nuestros hermanos", ele é orquestrado inquestionavelmente pelo PSOE. Este seria um brinde para o grande grupo maçónico ibérico que, para além de dessa forma dar seguimento a uma matriz internacionalista da componente socialista da maioria dos seus membros, poderia achar-se no legítimo direito de reinvidicar "a posteriori" uma Ibéria Republicana. O PP de Aznar e também o de Rajoy, não obstante ter essa vontade interior, como se tratasse de algo inato e endógeno ao ser espanhol, é mais prudente e tem a mais pura noção que, a acontecer um dia uma nova agregação de Portugal à Vieja España, este poderia ser o princípio do fim da sua nacionalidade e identidade. Talvez por terem presente a história recente das relações político-diplomáticas Portugal-Espanha e estarem recordados de que no 1 de Dezembro de 1640, o fim de Espanha esteve muito próximo, antecipando o ressurgimento de Castela, avulsa e só!! As revoltas da Catalunha que surgiram a reboque da guerra Portugal-Espanha, estiveram quase, quase a viabilizar uma aspiração que os catalães tanto almejam desde tempos mais egrégios.
O PP espanhol entende que é bem mais proveitoso ter "um pássaro na mão que dois a voar" e por isso, ainda que, tenha no seu seio saltitantes anseios nacionalistas e que, em cada um popular espanhol exista quase sempre um frémito de esperança, quase inato, sobre a dominação total da Ibéria diluindo a soberania portuguesas em mais uma região autonómica espanhola, sabe que este é um risco demasiado elevado, que não devidamente salvaguardado poderia inclusivé ser mesmo o fim da Espanha como a vemos actualmente. Aquela gostosa manta de retalhos que sempre soube esconder a existência de um Estado-Nação à sua beira!
Por isso também gosto mais do PP espanhol do que o PSOE, não apenas por este permitir que ainda fale português num país chamado Portugal, mas sobretudo porque este tem o discernimento de saber ler e aprender com a História, de forma a evitar erros cometidos anteriormente! Ainda há quem queira tirar lições da História...
Inquitações pessoais, teorias da conspiração, inusitadas questões....!!
Quizás, quizás!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário