Mensagens populares

quarta-feira, maio 23, 2007

Sociedade Pós-Moderna e Aborto

Tem sido este um dos temas mais quentes e debatidos nas "clases" de Tendencias Historiograficas II, na Autónoma de Madrid.
Vimos outro dia a "película" Ararat para iniciarmos o debate sobre o fim da História. Um conceito polémico e fracturante retomado por Francis Fukuyama nos finais do séc. XX, após uma ideia original de Hegel.
Entretanto o meu professor, pessoa puritanamente de esquerda, falava "à boca cheia" de que o Capitalismo e estas democracias liberais trouxeram um exarcebamento do Indivíduo, muitas vezes roçando o puro Egoísmo, facto este que podemos constatar diariamente, quotidianamente neste mundo pós-moderno. Ao que achei interessante questioná-lo então se a permissividade e o próprio abolicionismo do aborto enquanto acto ilícito poderia ser também assim entendido, como resultado de um crescente egoísmo e sobrevalorização do Eu nestas sociedades pós-modernas.
Resposta que obtive...prefiro antes dizer-vos que há perguntas que não se fazem!! E até já tenho idade para saber isso.
Depois tiro outra ilação do que presenciei, a Esquerda vê a dialéctica em torno do aborto como um forma de libertação dos mais oprimidos sobre os pseudo-moralismos das elites, nunca pensou isso sobre a perspectiva de esta ser mais uma consequência "nefasta" do Capitalismo puro e duro que declara e impõe uma mão cheia de direitos, omitindo tantas vezes deveres.
Ou seja, aquilo que poderia ter sido um cavalo de batalha da Esquerda, foi antes, outra assunção do que o Capitalismo venceu antes qualquer outra possibilidade e/ou ideologia remanescente.
Dito isto, cada vez acredito mais na Democracia-Cristã como uma 3ª via ao Socialismo e ao Capitalismo, permitindo que vença este último na lógica económica, mas que o 1º tenha uma palavra a dizer no campo social e da regulação daquilo que consideramos excessos de uma sociedade de consumo.

5 comentários:

  1. "Democracia-Cristã"???
    Camarada (no sentido de camaradagem, não com conotações de esquerda e se é que me permite a utilização deste termo), gostaria de saber se realmente acredita nesse conceito, porque se voçê reparar quase todos os movimentos religiosos existentes no planeta estão em conflito constante e muitas vezes levam mesmo ao confronto fisico!
    Na minha opinião e com muita pena minha as religiões vão acabar por ser abafadas pela politica, pois os próprios politicos as vêm como focos de confronto! Além de que, como crente, deve saber que uma das profecias dos "tempos do fim" referidas na Bíblia é mesmo a perseguição a todas religiões com a intenção da extinção das mesmas!
    Quero com isto dizer, que um verdadeiro cristão não tem qualquer tipo de relacionamento com politica, pois se reparar na vida de Cristo (a que os cristãos seguem), repara que nos 33 anos de vida Ele fez tudo menos politica!
    Quanto à questão do aborto que levantou, e bem, acho-a um escolha da consciencia de cada um... no seu caso a sua consciencia cristã não lhe permite um acordo com essa forma de morte. Concordo plenamente! Não concordo com o facto de se pegar num assunto da consciencia de cada um e faze-lo um cavalo de batalha politico!
    Uma associação politica / religiosa (Democracia-Cristã)leva-nos mais tarde ou mais cedo a situações desagradáveis. Posso relembrar os cristãos (irmãos de fé) que eram benzidos por um cardeal na Alemanha nazi e outros do outro lado do planeta que também eram benzidos por outro cardeal qualquer... mas que no fim, matavam-se uns aos outros! Que tipo de irmão é este que se mata um ao outro? Isto só acontece por se associar politica a religião. Tal como disse, um cristão segue o exemplo de vida de Cristo, que veio á terra dar um exemplo de conduta que devemos seguir (na minha opinião) e não lemos relatos de envolvimentos com politica, violencia, aborto etc nos evangelhos, certo?

    ResponderEliminar
  2. Esqueci-me de o felicitar pela qualidade do Blog, pois embora possa não concordar com algumas ideias aqui expressas, acho-o um bom local para as discutir segundo as leis da lógica.
    A qualidade do que aqui é escrito é mais que evidente, o conteúdo é discutível... para isso estão cá os meus comentários e de todos os outros que participam!
    Acho uma optima ideia expor de uma forma clara os seus ideais, pois são seus e é neles que acredita!
    Parabens e um abraço!

    Mauro Negrão Mangas

    ResponderEliminar
  3. A democracia-Cristã enquanto ideologia política adoptou os princípios sociais da Igreja, não torna um partido seu defensor no partido dessa Igreja e/ou confissão. Eu mesmo não sou católico, no entanto admito que uma Igreja que defenda a harmonia de uma sociedade, que queira ver os seus concidadãos em paz, alegria e sem fome, servirá, em muitos casos, de exemplo para outras entidades/instituições.
    Obrigado pelas suas palavras e apareça sempre.

    ResponderEliminar
  4. Convenhamos que é um tanto hipócrita esse conceito! Ou seja, é um movimento politico que adopta principios de uma ideologia religiosa que da qual só conhece os traços gerais! Tal como disse não é católico.
    Compreendi a sua intenção de explicação, contudo esse tipo de associação não faz qualquer sentido!
    Não confundamos as coisas, uma coisa é a orientação politica de alguem, outra será a orientação religiosa. Não faz o minimo sentido (na minha humilde opinião) voçê fazer parte de uma "democracia-cristã", quando só está contextualizado com a democracia. Todos esses valores que voçê invoca, são conhecidos como amizade, cooperação e harmonia, e são bem anteriores á fundação da Igreja Católica! Aliás, o conceito de democracia (do grego demokratia), inclui valores que garantem aos cidadãos a liberdade de associação, de expressão onde na qual não existem distinções ou privilégios religiosos, de classe heriditários ou arbitrários.
    Vamos a factos... acredito na boa vontade de algumas pessoas que se dizem "católicas não praticantes", ou seja, não são nada. Seria o mesmo que eu dizer que sou "padeiro não praticante"... o que é um padeiro que trabalha nas obras? É um pedreiro! ;-)
    Existem pessoas com boa vontade de ajudar a sociedade e até o fazem independentemente da orientação religiosa.
    Por outro lado, suponhamos que sou budista! Onde me situo eu na minha orientação politica? (o exemplo não será o melhor, pois os budistas raramente participam em poilita)
    Como vê, concordo com uma sociedade aberta, livre, organizada, com igualdade de direitos etc... mas não com uma sociedade baseada em conceitos católicos, que é bem diferente!
    Independentemente da côr politica, acho que o conceito religioso e o conceito politico são completamente insociáveis!
    O conceito de Democracia incui todos esses valores que referiu, não havendo necessidade de os reforçar com uma ideologia religiosa, curiosamente a predominante no nosso pais... "Cheira-me" a caça ao voto! :-)
    Obrigado pela resposta e acrescento que é um prazer poder discutir um assunto, seja ele qual for, com alguém como voçê, pois tranparece nos seus comentários uma inteligencia e interesse por assuntos que infelizmente não interessam aos jovens da nossa idade! Mais uma vez parabens!

    Um abraço

    Mauro Negrão Mangas

    ResponderEliminar