Mensagens populares

quinta-feira, maio 31, 2007

Vetusto CDS

Este antiquado CDS de que falo, centra-se na defesa da chamada Democracia-Cristã. Deixem-me aqui relembrar alguns pontos: *Estatutos ( revistos em 2006) São fins do Partido Popular: ... B) Propor para a sociedade portuguesa um modelo assente nos valores éticos, sociais e democráticos do humanismo personalista de inspiração cristã. ... F) Promover a formação cívica e o esclarecimento e doutrinação política dos cidadãos, difundindo o ideário democrata-cristão. Das 9 alíneas que constituem os fins do CDS-PP, existem 0 referências ao Liberalismo propalado pelas tais tendências . Repito! Não existe qualquer menção a essa tendência e/ou praxis ideológica. E mesmo nas origens, *Declaração de Princípios - 19 de Julho de 1974
...Abrindo-se a todos os democratas do centro-esquerda e do centro-direita que se sintam solidários nas tarefas que será necessário levar a cabo para a construção de tal sociedade;
É criado o Partido do Centro Democrático Social
Dos 5 pontos que norteiam esta declaração, saliento:
...3 - O CDS representa também, todosos portugueses que defendem uma nova concepção da iniciativa privada com base no aprofundamento da solidarieadade nacional e da fraternidade social.
...
3.2 - Porque combatemos todas as formas de concentração de poder susceptíveis de introduzir graves desequilíbrios na vida colectiva, pretendemos implantar novas formas de solidariedade nacional.
3.3 - ...Defendemos uma compreensão social da vida económica que conduza à protecção dos pequenos comerciantes, industriais e agricultores, estimulando ao máximo o seu associativismo de base, a criação de cooperativas de produção e distribuição e o necessário apoio dos poderes públicos.
Defendemos um sentido comunitário que permita entender a vida económica, não como um fim em si, em torno do qual gire toda a sociedade, mas como um meio ao serviço do homem que permita o trabalho, a expansão da personalidade, a solidariedade no progresso social e o acesso generalizado e individual à propriedade.
Defendemos uma política económica que não conduza à criação de um neo-capitalismo materialista como substituto de um capitalismo liberal que nem seuqer chegou autenticamente a existir no país.
Apesar dos 32 anos que separam estes dois documentos, parece-me existir alguma sintonia no discurso elaborado em tempos tão díspares. não creio, ao invés, ser coerente a posição, dos tão em voga, liberais do CDS.
Que queiram um Partido Popular Liberal, parece-me aceitável, legítimo, de direito. Agora pretenderem fazê-lo impondo a sua vontade, onde verificamos( na teoria e no campo da redacção acabámos de o verificar e, mesmo no campo prático, parece-me um pouco óbvio) a oposta, tentando à viva força apresentarem reinvidicações como indissociáveis da matriz histórico-política de um partido conservador como é o CDS, já me parece abusivo!!
Admito que seja mais fácil modificar um partido consoante determinados interesses pesosais e políticos, do que fazer vingar um recém-criado sem história e máquina que o sustente, mas não poderá valer tudo em política.
Pelo menos assim penso eu...

Sem comentários:

Enviar um comentário