Mensagens populares

sexta-feira, julho 20, 2007

Pensões!!

Faria algum sentido um dia, um estado penalizar um reformado retirando-lhe reforma, pelo facto de este não ter tido filhos ou não ter optado pela adopção de um enquanto trabalhador activo? Faria sentido um estado, à beira do colapso na segurança social, com uma sociedade cada vez mais envelhecida, penalizar quem efectuou abortos e não teve entretanto filhos, retirando-lhe a sua pensão, em detrimento da atribuição a outro que, não obstante uma vida pobre e difícil criou dois filhos?
Faria sentido utilizar a lógica de utilizador-pagador, no sentido em que só tem reformas quem tem filhos, pela segurança que o modelo afiança ao futuro de próximas gerações, não apenas numa lógica de repressão, mas sobretudo de incentivo à natalidade?
Isto fará algum sentido?
De qualquer forma esta medida preconizada pelo CDS-PP parece-me justa, equilibrada e exequível.

5 comentários:

  1. Qualquer medida de incentivo à natalidade é boa. Mas penso que o caminho devia ser a via fiscal, nomeadamente com fortes deduções em termos de irs.
    Tal como está anunciado parece mais um incentivo à pobreza.

    ResponderEliminar
  2. Nem mais!! A classe média, não sente qualquer lufada de ar fresco a este nível!!

    ResponderEliminar
  3. Eso es represión e ir contra la igualdad. El ciudadano paga al estado y este no debe discriminarlo por tener o no tener hijos. Lo que hay que hacer es incentivar con ayudas a los que tienen hijos. El aborto es un derecho, pues esta legalizado, por lo tanto es ilogico el castigar a aquellos que lo realizan, ademas de ilegal. Mi pregunta es...como alguien que se supone que esta en politica puede plantear cuestiones e este tipo?

    ResponderEliminar