Mensagens populares

quarta-feira, junho 30, 2010

Guiné-Bissau não renega sua história

Como podemos ver por esta notícia, publicada no Diário Digital:


«Guiné-Bissau "luta" para ser considerada um país lusófono


A Guiné-Bissau está a “lutar” para que a organização da Expo 2010 a considere um país lusófono e troque a inscrição “Republique du Guinee-Bissau” que tem na entrada do espaço.
A área integrada no pavilhão africano, que junta diversos países que têm stands em vez de pavilhões próprios, foi preparada pela organização chinesa.

“Quando chegámos tivemos que fazer várias alterações no espaço e ainda por cima pensaram que éramos um país francófono”, explicou Francisca Vaz Turpin, comissária-geral de Guiné-Bissau, à Agência Lusa.

Passados quase dois meses, a inscrição em francês continua a figurar nas paredes exteriores do stand, apesar das reclamações que a comissária diz ter feito, mas até agora “sem resultado”.

“Eu tenho lutado mas nada”, refere Francisca Vaz Turpin, que vai mesmo mais longe e considera que o português devia estar lado a lado com as línguas oficiais da exposição universal.

“Toda a documentação que troco com a organização da Expo tem que estar escrita em francês”, sendo que as alternativas seriam “o inglês ou chinês”.

“Sentimos falta de uma presença mais forte do português”, lamenta.»

Sem comentários:

Enviar um comentário