Mensagens populares

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Malangatana, reunião do Homem com a Obra.

Foto Carlos Lopes

Sendo este meu "cantinho" um espaço onde se fala em Cultura e também em Lusofonia, não podia deixar de prestar uma singela homenagem ao pintor e artista moçambicano Malangatana, falecido anteontem em Matosinhos. Este moçambicano, nascido em Matalana, foi até à sua morada final enquanto artista, pastor, aprendiz de curandeiro e ainda empregado doméstico. Após a descoberta da sua verdadeira vocação, Malangatana foi um artista de mão cheia, tendo sido também actor, poeta, dançarino, músico, filantropo, animador cultural, organizador de festivais e até deputado. O ministro da Cultura moçambicano, Armando Artur não se escusou a comentários: «Estamos profundamente consternados com o desaparecimento físico do mestre Malangatana, um dos precursores das artes e cultura em Moçambique». Cavaco Silva referiu que Malangatana foi um «artista de excepção e um dos mais expressivos símbolos da união entre a arte moçambicana e portuguesa.»
Entre os seus amigos, deixa saudades também o Homem, como bem descreve Mia Couto «No seu comportamento como artista e como pessoa, era um homem de afectos, de grande sensibilidade e, e, portanto, um homem de todas as linguagens.»
Finalizo dizendo que pode o céu ter ganho uma estrela cintilante mas a terra com Malangatana teve também sempre outro brilho, outra dimensão, outra percepção da própria dor humana, que esta, tal como ele dizia, não tinha fronteiras e, finalmente da elevação da arte popular africana a horizontes mais dignos, nunca desprezando as suas premissas originais, em tons garridos, quentes, selvagens... Até Sempre, Malangatana Valente!!

Sem comentários:

Enviar um comentário