Mensagens populares

terça-feira, novembro 29, 2005

Mais uma!

Barbacã Medieval Évora Posted by Picasa Nova fotografia da barbacã medieval da muralha fernandina de Évora, após ter sido geo-referenciada (integrada na RGN - Rede Geodésica Nacional) e toda ela revestida por manta geo-têxtil, para evitar a sua destruição em obras futuras.

3 comentários:

  1. Luto com o Tempo, que me não dá tempo, para em oportuno tempo vos visitar.

    Por isso venho, reconhecidamente, agradecer aos que passam e comentam nos meus blogs.

    Também quero saudar os que, talvez como eu, não tenham tempo para me visitar.

    Abraços para todos.

    ResponderEliminar
  2. Caro Francisco!
    Uma barbacã é uma linha avançada das muralhas propriamente ditas, escavada no solo e, com altura máxima igual ao terreiro, que permitia a existência de um fosso permeio destas duas estruturas, tal como era onde assentariam as portas das saídas dos recintos amuralhados; as chamadas pontes levadiças. Existem dois tipos de barbacãs: as parciais, quando apenas existem junto às saídas das muralhas, ou totais, quando acompanham toda a linha defensiva existente.
    Desculpa a explicação, pois não é, de todo a mais rigorosa, no entanto, penso que já te poderá dar uma ideia sobre a sua utilidade.
    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Francisco! Ponte levadiça existiria concerteza à saída das Portas de Alconchel. Relativamente ao fosso propriamente dito, é uma possibilidade afirmar que o fosso se estenderia até às Portas do Raimundo, apesar de o troço representado na fotografia, estar localizado a norte das Portas do Alconchel. Pelo menos poderemos suspeitar que, pela dimensão do mesmo( c. 40m) a barbacã seria total e, não parcial,o que nos faz supor que existiria igualmente a sul das Portas de Alconchel. Apenas não foi encontrado nenhum vestígio da mesma nessa zona! Infelizmente já não temos esse registo.
    Abraço.

    ResponderEliminar