Mensagens populares

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Biodíesel

Li outro dia num órgão de comunicação social que o gasóleo em Portugal, por lei, deveria incluir 5% de biodíesel a partir de Junho de 2006. Daqui retiro algumas considerações: 1ª - Esta é, sem dúvida uma boa inicitiva do Governo, amiga do ambiente que deverá assim permitir uma redução das emisssões de CO2. 2ª - Irá reduzir a % da dependência externa de Portugal por este combustível, o que, logicamente é positivo para a nossa economia. 3ª - De tão positiva e tão boa, ponho-me a questionar a sua aplicabilidade prática! Isto está a acontecer? 4ª - Se se partir do princípio que sim, que o Governo Português conseguiu impôr a prática desta directiva europeia à APETRO - Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas e, sabendo que o biodíesel enquanto ecológico está isento de impostos petrolíferos, porque é que o gasóleo que todos os dias abasteço nos postos de gasolina não está mais barato( bem mais barato, aliás)?

2 comentários:

  1. O problema é que o biodiesel está ainda a ser taxado pelo ISP, quando não o devia ser, pois não é combustível fóssil. Em segundo lugar porque a aplicabilidade prática ficou entregue à GALP e até agora ainda não se sabe se esta o está a cumprir. Em terceiro lugar porque as restantes empresas que queiram entrar no mercado dos biocombustíveis apenas os poderão vender a distribuidoras e não directamente ao cliente. Em Quarto lugar, porque mesmo que a GALP incorpore Biodiesel, desde que não o especifique no local de venda, não é obrigada a variar o preço, aumentando apenas a sua margem de lucro. Estas são algumas razões;)

    ResponderEliminar
  2. Mas não faz sentido algum entregar essa aplicabilidade prática a uma das interessadas( e já agora porquê a uma só?) no contrário, ou então em omitir essa variação, aumentando assim a sua margem de lucro como tu dizes!!!Não existe um órgão público de fiscalização e que obrigue a fazer-se cumprir a lei nestas matérias? E então isto assim não é gravissímo? Os partidos políticos não têm razões para pegar nesta matéria? Porque não faz cumprir o Governo uma directiva que reduziria a nossa dependência externa de combustíveis fósseis, repercutindo-se automaticamente nos valores da economia nacional?
    Porque existe tanta obstrução à entrada de novas empresas e de novas fontes alternativas de energia ao petróleo por parte do Governo de um país que é 100% dependente deste combustível fóssil? Hellooo!! Partidos políticos...defendem os portugueses...então do que estão à espera????

    ResponderEliminar