Mensagens populares

segunda-feira, abril 28, 2008

Achado Arqueológico

Posted by Picasa
Pedia a todos que vejam este objecto que me foi emprestado para possível identificação. Acontece que nunca tinha visto objecto semelhante, pelo que a incógnita sobre a sua designação e uso se mantêm. Gostaria de saber se algum dos membros do fórum sabe do que se trata e para que serviria. Amuleto? Ídolo? Peça de jogo? Devo dizer que este material foi encontrado na zona da serra de Serpa, numa zona rural, praticamente à superfície. Parece ser em bronze maciço e pesa cerca de 1.830kgs. Tanto de um lado, como do outro tem inciso na zona central uma cruz. Aguardo por novidades! Saudações a todos!
Se necessitarem de outras especificações, digam que tentarei fornecê-las.
PS: Esta mensagem dedica-se especialmente para os leitores do FrescosCampos que vivem, directa ou indirectamente ligados ao Património Cultural e, neste caso em concreto, à Arqueologia.

4 comentários:

  1. dá ideia de ser algo de aperto, ou para segurar. algum tipo de torniquete ou esticador.

    ResponderEliminar
  2. Foram feitas prospecções de área?...E de certeza que é de bronze?...Pela fotografia e peso, não me parece uma peça de jogo, mas mais algo ligado a produção textil...parece-me algo que já vi ligado à produção de lã...embora os objectos que tinha visto fossem do século XIX/XX.

    ResponderEliminar
  3. Não está contextualizado, pois foi descoberto acidentalmente no meio do campo, à superfície na zona já referida.
    Não sei se os responsáveis pelos comentários anteriores são membros do Archport, mas já foi avençado nesse fórum, por F. E. R. Ferreira que o «artefacto referido será um peso de 4 libras de 15 onças de Troyes, do século XIV, mas que poderá ter sido utilizado muito para além desse período.

    Normalmente era pendurado por um "atilho" de couro ou corda atado sobre os sulcos cruciformes para poder ser pendurado nas balanças "tipo romanas"». Será uma forte possibilidade, parece-me.
    Se existirem outros esclarecimentos, ficarei agradecido.
    De qualquer forma, desde já o meu muito obrigado a todos os participantes!

    ResponderEliminar