Mensagens populares

domingo, março 28, 2010

Tributo a gente muitas vezes ignorada - CME

Se há justiça a fazer de minha parte em relação à Câmara Municipal de Évora, entre outros passíveis aspectos, um deles é decididamente a substancial melhoria dos seus serviços de limpeza  que julgo estarem sob alçada do Departamento de Ambiente e Qualidade - Divisão de Higiene e Limpeza Pública e/ou Divisão de Espaços Verdes e Qualidade Ambiental. Nem por sombras se pode equiparar o desempenho desta divisão camarária com mandatos anteriores aos do Dr. Ernesto d´Oliveira. Reparo sistematicamente na motivação, no número de funcionários em limpeza, nos dias em que desempenham os seus trabalhos, no seu equipamento, na sua simplicidade, na eficiência do trabalho! Tudo o que vejo deste nobres trabalhadores é motivação(não sei porque e como se alterou esse estado de coisas, mas é um facto que melhoraram inequivocamente) e, logo como mais aprumo e brio. Vejo-os semanalmene a limpar e lavar a fonte na rotunda da rampa da Universidade e fico rendido ao profissionalismo que outrora pouco valorizava! Morei até recentemente na Horta das Tâmaras e por mais de uma vez ali foram podar as árvores da via pública...Agora na Tapada do Ramalho, onde resido actualmente, noto a mesma acutilância e regularidade no trabalho desta gente. A todos eles o meu Muito Obrigado por contribuirem decisivamente para termos uma cidade mais limpa, logo mais bonita! Por ventura também terei de estender estas felicitações, não apenas às divisões camarárias visadas, mas ao departamento que as tutela, pois, repito, algo de radicalmente diferente senti nas nossas ruas entre o mandato da CDU e o actual mandato PS.
Não se fazem milagres, e a consciencialização das pessoas e o apropriado exercício de cidadania são fundamentais, acompanhados de campanhas pedagogicamente elaborados para o efeito. Mas subliminarmente esta imensidão de gente altruísta, profissional e com ganas de embelezar a nossa cidade, acaba por fazê-lo quando depositam tanto empenho e amor no seu trabalho. Esse afinco acaba por coibir os traseuntes de deitar lixo avulso para o chão ou pelo menos obriga-os a ponderar sobre essas atitudes irreflectidas.. Este trabalho já é de si um exercício pedagógico contra a insensibilidade ambiental!!
Podem achar que me excedi nas qualificações, mas sinceramente acho que todos estes trabalhadores da CME ( Divisão de Higiene e Limpeza Pública e Divisão de Espaços Verdes e Qualidade Ambiental) merecem uma palavra de apreço pelo seu trabalho diário, mas sobretudo pela mudança que verifiquei na sua performance e motivação.

Sem comentários:

Enviar um comentário