Mensagens populares

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Ermida de Nª Sra. da Conceição - Alcáçovas - Parte I

Ermida de Nª Sra. da Conceição - Alcáçovas Posted by Picasa
Esta ermida fica em frente ao Palácio dos Donatários (Henriques) da vila. Suas paredes e também abóboda, são revestidas de delicados embrechados.
Até à data de 1680, o seu orago era S. Jerónimo, substituida nesse período pela instituição da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição
Esta capela foi fundada por D. Henrique Henriques e, hoje em dia está num péssimo estado de conservação. O próprio jardim aue lhe fica anexo encontra-se em idêntico e reprovável, estado de conservação. Escandaloso é o facto de estes tão belos e ímpares lugares, já estarem referenciados como degradados, desde o mais remoto ano de 1890, segundo "BREVES MEMÓRIAS da VILLA das ALCÁÇOVAS", da autoria do Padre Reitor Joaquim Pedro de Alcântara.
Pede-se de uma vez por todas que, a autarquia vianense tome, directa ou indirectamente, medidas de protecção e valorização do seu tão vasto e rico património artístico-arquitectónico.
Passaram nada mais, nada menos, que 115 anos! Será que a Câmara Municipal de Viana do Alentejo não pode fazer nada por este emblemático espaço do seu concelho?

Sem comentários:

Enviar um comentário