Mensagens populares

terça-feira, dezembro 13, 2005

É verdade? É este o nosso Adamastor...o défice?

Poderíamos colocar esta questão legitimamente, tendo em conta os dias que correm!! Mas se acham que a situação é relativamente recente, estão enganados, pois como poderemos sentir lendo esta obra de Fernando Sobral e Paula Alexandra Cordeiro, esse problema é endémico e ancestral. Remonta pelo menos há dois séculos, desde logo num período onde já não existiam as benesses do ouro do Brasil e das especiarias da Índia, agravado pela devastação trazida pelas 3 invasões napoleónicas que martirizaram o país, as suas gentes e economia no início do séc. XIX.
Devo salientar que o único período, nestes 2 séculos, onde as contas públicas se equilibraram, goste-se ou não, foi nas 4 décadas de Estado Novo, liderado maioritariamente por Salazar.
Relativamente ao Banco Barings, esta instituição é criada em 1762 por uma família de ingleses, importantíssima no dealbar de todo o século XIX.
Deixo-vos apenas com uma citação contida na obra, retirada de James Rothschild, importante emissário de uma também conceituada casa financeira que em 1836 se queixava dos governantes portugueses e da sua "fraca figura" - «Causam-me febre. Nunca antes, em toda a minha vida ,algo me irritou tanto. Estas pessoas não são mais que a escumalha na terra.»
Porque será??

5 comentários:

  1. Boas Festas e um Ano Novo cheio de paz, saúde e prosperidade.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelos votos. Retribuo na mesma medida!!
    Boas Festas!

    ResponderEliminar
  3. ...estás assim tão desencantado com Portugal?!
    Bethlehem

    ResponderEliminar
  4. Não estamos todos? Eu adoro o meu pais, mas o estado em que nos encontramos exaspera-me.
    O pior é que ninguém encontra soluções para os problemas.
    Eu vejo o grande pais que poderiamos ser, e tenho a certeza que passa muito por PREGUIÇA,as pessoas querem ter emprego mas não querem produzir, e é a produção o motor que nos vai sair deste buraco, é o aumento de produção que possibilita também o aumento dos postos de trabalho.
    Posso-vos dizer, independentemente do que me vão chamar a seguir, que se eu mandasse nisto ponha fiscais disfarçados em todos os locais da Administração Pública, onde estivessem pessoas a fingir que trabalham, rua , manda-va-os todos embora. Com tanta gente no desemprego, andam ai a fingir que fazem...paciência, tudo para a rua, venham outros com mais vontade.
    Porque nos privados mandam eles, mas se tivesse uma empresa...era igual.

    De qualquer forma li que isto estava assim desde o tempo do Marquês e do Terramoto.
    Tem de mudar, não podemos continuar assim!

    ResponderEliminar
  5. ....Funcionalismo público: um chavão para substituir essa PREGUIÇA que falas MT!....tens toda a razão...é frustrante ver os numeros do desemprego a subirem e verificar a morosidade de qq serviço publico!
    ...este desencantamento que temos...tento lutar contra ele todos os dias!...mas ñ vos consome qdo começam a pensar e dão por voces numa bola de neve que só aumenta...

    ResponderEliminar